Kodak

Na contramão da crise, Nova Mercante anuncia expansão de negócios

14/11/2008 - 00:11
A Nova Mercante de Papéis está otimista em relação ao futuro do mercado papeleiro. A distribuidora não acredita que a crise econômica venha a afetar o ritmo de seus negócios. “Há oportunidades para expansão de vendas”, afirma o executivo Antonio Juarez Alves, CEO da empresa. Segundo ele, a Nova Mercante não diminuiu o ritmo de investimentos nos projetos que estavam em andamento, porque aposta na “competitividade”, como um diferencial.

Dentre as estratégias para se destacar no mercado, a empresa que atende a todo o País, decidiu implantar uma nova célula de negócios, “Industrial”, que concentra papéis destinados à fabricação de notas fiscais eletrônicas, como os autocopiativos usados para a fabricação de formulários contínuos e o Termoscript, fabricado pela VCP – Votorantim Celulose e Papel, distribuído para convertedores, na forma de grandes bobinas, e transformados em bobininhas para PDV, utilizadas em máquinas registradoras. Estes produtos, antes eram comercializados pela Célula Promocional, passaram a ter um tratamento diferenciado.

A Nova Mercante investe também na descentralização das vendas. Além da matriz em São Paulo e da filial do Rio de Janeiro, desde o início do segundo semestre, conta com a filial sul, com sede administrativa localizada no Centro de Porto Alegre (Av. Carlos Gomes, 651 – Cj. 402) e em breve será instalada uma terceira filial em Vitória.

A estratégia visa aproximar ainda mais a Nova Mercante de seus clientes, oferecer mais agilidade e minimizar custos, para isso, profissionais competentes integram as equipes de vendas e atendimento. Outro diferencial que oferece vantagens competitivas é o sistema logístico operacional, que se apóia na aliança estratégia que a Nova Mercante firmou com a Califórnia Logística de Cargas Ltda., um operador logístico de Porto Alegre, que assumiu todo o sistema operacional envolvendo mercadorias destinadas àquela região. “Não anunciamos imediatamente este acordo, porque foi necessário um período de intensa interação com a Califórnia, para assegurar uma perfeita uniformidade e padronização de processos, produtos e serviços, respeitando-se as peculiaridades do mercado gaúcho e o método operacional da Nova Mercante”, explica Alves.

Durante o período de adequação, foi realizado pela distribuidora um total monitoramento das atividades e também ministrados treinamentos para preparar os recursos humanos da Califórnia para atuar de acordo com as normas da empresa. “Desta forma, todo o procedimento tem garantia de padrão de qualidade em armazenagem e entrega, conta com seguro contra avarias e roubos e, a exemplo da matriz, a filial de Porto Alegre opera 24 horas/dia sete dias por semana. Para suprir a demanda da região sul, a Nova Mercante dispõe de depósito, localizado a rua Lauro Müller, 400, no bairro Navegantes, em Porto Alegre-RS, para estocar mais de 500 t/mês de papéis, que podem ser fornecidos pela matriz ou diretamente de fabricantes que suprem a distribuidora.

Periodicamente, por meio da matriz, que monitora toda a operacionalização da filial, são avaliados os vários aspectos que garantem a excelência operacional logística, como hardware, software e competência dos recursos humanos, prevendo-se a necessidade de treinamentos.

Alves revela que a única mudança nos projetos da Nova Mercante foi a decisão de priorizar a inauguração da filial do Espírito Santo, antes prevista para 2009, postergando-se para o próximo ano a filial Nordeste. A nova filial também funcionará em parceria com um operador logístico local, a Enivix S/A, que, além de dispor de área de estocagem, disponibilizará para a Nova Mercante o espaço para instalação da sede administrativa, no terminal intermodal do município de Serra.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui