Kodak

Suzano e Trias América do Sul assinam acordo e celebram parceria em prol do desenvolvimento sustentável no Brasil

03/12/2024 - 11:12

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Trias América do Sul, organização sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, na Bélgica, que atua no fomento a organizações de base lideradas por agricultores(as) familiares e pequenos(as) empreendedores(as), assinaram, no dia 26 de novembro, em evento durante a Missão Econômica Belga, em São Paulo/SP, um Protocolo de Intenções para reforçar a parceria entre a empresa e a organização.

O acordo visa unir esforços para o desenvolvimento de programas e projetos focados no desenvolvimento sustentável de comunidades rurais nos estados onde ambas atuam no Brasil, com atenção especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por meio desse protocolo, Suzano e Trias se comprometem a identificar sinergias entre projetos em andamento, desenvolver estratégias conjuntas e estabelecer ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. O objetivo é fortalecer comunidades rurais, especialmente agricultores familiares e pequenos empreendedores, promovendo a inclusão social e econômica das famílias. A parceria também vai trabalhar para identificar e mobilizar parceiros técnicos e financeiros, com o objetivo de ampliar a eficácia e a abrangência das iniciativas de sustentabilidade no Brasil.

"É por meio de parcerias como esta que conseguimos aumentar a escala de nossos projetos nas comunidades e regiões prioritárias para o nosso negócio, somando forças com organizações que compartilham de nossa visão de inclusão social, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável", afirma Clara Gazzinelli Cruz, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Suzano.

Em 2023, a Suzano destinou R$ 21 milhões para 73 projetos de geração de renda, alinhados à sua meta de contribuir com a retirada de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas de atuação até 2030. O novo acordo com a Trias América do Sul amplia esse esforço, estabelecendo uma cooperação estratégica para identificar sinergias entre projetos existentes e criar um programa integrado de ações sustentáveis.

Com atuação internacional em mais de 17 países na África, América Latina e Ásia, a Trias desenvolve iniciativas de fomento no Brasil desde o início da década de 1980. “Buscamos a construção de alianças estratégicas com atores como a Suzano, que compartilham da mesma visão para o fomento de iniciativas que gerem oportunidades aos grupos em situação de vulnerabilidade e menos favorecidos, sob uma ótica integrada a partir do tripé da sustentabilidade”, afirma Gisele Obara, Coordenadora Nacional da Trias América do Sul.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui