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Irani obtém reconhecimento nacional em prêmio pelas ações na área de inovação

13/08/2024 - 09:08

O destaque foi no ranking Valor Inovação Brasil no setor de Papel e Celulose pela Strategy& - Consultoria Estratégica da PwC e pelo Valor Econômico

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani conquistou mais um prêmio pelas ações realizadas na área de inovação. Nacionalmente, foi destaque no ranking Valor Inovação Brasil 2024 no setor de Papel e Celulose pela Strategy& - Consultoria Estratégica da PwC e pelo jornal Valor Econômico. Na 10ª edição do ranking, a companhia ficou na 3ª posição entre as 5 colocadas no segmento, repetindo o resultado do ano passado. A Irani ficou na 81ª posição geral entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, subindo 24 posições no ranking. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 5 de agosto, no JK Boulevard, em São Paulo.

Com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), o Valor Inovação de 2024 apontou as organizações mais inovadoras setorialmente e o ranking das 150 companhias de maior destaque no tema, em 2023. A metodologia da pesquisa considerou novos aspectos e foi organizada em quatro pilares - planejamento, execução, resultados e reconhecimento, reforçando ainda mais a avaliação da capacidade das organizações de garantir a inovação em meio a crescentes expectativas sobre sustentabilidade e a adoção de tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial generativa.

"A conquista faz parte da estratégia de negócios da companhia, que busca investir e inovar em  soluções e materiais cada vez mais sustentáveis e tem a inovação como um de seus pilares", ressalta o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira. “A nossa convicção é de que a inovação e a sustentabilidade caminham juntas. Frente a este momento, enxergamos oportunidades de expansão do nosso negócio e da realização de investimentos em inovação para podermos oferecer as melhores soluções e atender o mercado e as necessidades dos consumidores”, complementa o executivo.

A inovação na companhia e seus quatro pilares

• A gestão de Inovação da Irani está estruturada em 4 diferentes frentes, sendo que no pilar da Cultura da inovação temos o programa Inova Ideias, onde atuamos para reforçar e estimular o intra-empreendedorismo e a geração de ideias para o core business e melhorar a sua eficiência operacional. Em 2023, depois de mais de uma década, o programa recebeu quase 7 mil propostas de colaboradores, gerou retorno financeiro de R$ 13 milhões e distribuiu aos idealizadores das ideias implantadas quase R$ 300 mil reais.

• No pilar de Open innovation traz as conexão com startups e projetos com universidades e centros de pesquisa, além da busca por parcerias científicas e tendências, o que agrega à empresa horizontes de inovações mais amplos, originados por outras empresas e por todo o ecossistema que este tema comporta. O Irani Labs, por exemplo, se conecta com startups que mantém nossa cultura de inovação pulsante, fortalecendo nossas relações com ecossistemas inovadores. Em sua terceira edição, o Irani Labs registrou 72 startups inscritas, 12 selecionadas e sete vencedoras dentro das temáticas de resíduos, embalagens sustentáveis, mudanças climáticas, diversidade e comunidade do entorno que irão implementar pilotos de suas soluções junto à Irani.

• No pilar de gestão da inovação contamos com um comitê dedicado a olhar atentamente e constantemente como estamos trabalhando este ponto, assim como nossos processos de propriedade intelectual e recursos alocados. São quatro plataformas de PD&I, com investimentos de R$ 18 milhões desde 2020: Florestal e Resina; Celulose e Papel; Papelão Ondulado; Ambiental e Energia. Tratam-se de times multidisciplinares, organizados em grupos táticos e operacionais, que identificam oportunidades, planejam e implementam projetos.

• Por fim, no pilar de Corporate Venture Capita realizamos investimentos em startups que estão alinhadas com as nossas prioridades sociais, ambientais e de governança, mesmo que não estejam necessariamente diretamente relacionados ou que possam vir a ser parte do negócio. Já foram investidos cerca de R$ 4 milhões de um total de R$ 10 milhões em aportes previstos.

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