Kodak

Tuicial se prepara para novos mercados

17/10/2022 - 10:10

Com investimento em duas impressoras offset XL 106, da Heidelberg, gráfica mira crescimento de 150% até 2025

Já está sendo instalada a nova impressora offset plana da Tuicial, gráfica de 44 anos localizada em Cascavel, no Paraná. Outra está sendo esperada para outubro. Trata-se de duas XL 106 da Heidelberg (4 e 6 cores, mais verniz), que chegam não só para modernizar o parque gráfico mas também para ajudar a empresa a cumprir uma meta ambiciosa: elevação de 150% no faturamento até 2025.

Nada muito diferente do que vem acontecendo há 15 anos. Desde 2007, a Tuicial registra crescimento anual na casa dos 20%, sendo que nos últimos dois anos essa porcentagem dobrou, com aumento acumulado de 80% de 2020 para cá.

Impulsionado pelos bons resultados e pela necessidade da atualização de uma planta que não recebia novas impressoras há 11 anos, Itagiba Fortunato Júnior, diretor da Tuicial, e sua equipe saíram a campo em busca das melhores opções. “Abrimos oportunidade para vários fabricantes procurando o melhor custo-benefício. Mas não só. Queríamos a garantia do melhor atendimento no pós-venda, um contrato de manutenção vantajoso, além, claro, de equipamentos de alta performance, capazes de entregar qualidade e produtividade, nos tornando ainda mais competitivos”, afirma o empresário, segunda geração no comando da gráfica.

O cenário mais favorável foi desenhado pela Heidelberg, possibilitando a renovação de uma parceria antiga com a aquisição das duas XL 106, que substituirão três impressoras. “Temos de agradecer o empenho de duas pessoas. O Arno Buss, gerente sênior e, em especial, a Silvia Montes, presidente, sempre muito próxima e acessível. Eles acreditaram na Tuicial e não mediram esforços para viabilizar o nosso sonho”, conta o empresário.

O sonho de seguir crescendo passa pela conquista de mercados mais competitivos dentro do segmento de embalagens, que responde por 80% da receita da gráfica. Para isso, fora o investimento em tecnologia (30 novos sistemas e equipamentos comprados nos últimos dois anos), a Tuicial aposta fortemente no relacionamento com as pessoas, sejam colaboradores, fornecedores e clientes. Foram esses laços que garantiram, nas palavras de Itagiba, uma arrancada tão vigorosa durante a pandemia. Segundo o diretor, o fato de tratarem os fornecedores como clientes permitiu que a gráfica passasse ao largo da escassez de matéria-prima e insumos. A valorização da equipe interna, que soma 300 profissionais, fez com que os funcionários se dedicassem ainda mais nos momentos críticos, e os clientes retribuíram o bom atendimento com a abertura de novas frentes.

Até o final deste ano, a Tuicial terá finalizado, igualmente, a ampliação da fábrica. Serão mais 8.000 m², totalizando 27.500 m², aumentando as áreas de estoque e produção. E para completar um ano de conquistas, a gráfica acaba de receber a certificação BRCGS, norma global de segurança, no caso da Tuicial para a produção de embalagens para contato direto com alimentos.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui