Kodak

HP conquista Prêmio ECO, da AMCHAM para organizações ambientalmente responsáveis

05/08/2022 - 16:08

A empresa foi destaque por seu portfólio e iniciativas de economia circular

A HP Inc. acaba de anunciar a conquista do Prêmio ECO, promovido há 39 anos pela AMCHAM e considerado uma das maiores ferramentas de reconhecimento para organizações que adotam práticas de ESG no Brasil. A empresa foi destaque na categoria ‘sustentabilidade em produtos’, por oferecer um dos portfólios mais responsáveis do setor e realizar iniciativas inovadoras focadas em reciclagem e reutilização de matérias primas.

Na edição deste ano do prêmio, 86 companhias inscreveram 108 projetos nas categorias ‘sustentabilidade em processos’ e ‘sustentabilidade em produtos/serviços’. Ao total, 28 ações foram selecionadas como vencedoras e foram reconhecidas em um evento presencial que ocorreu na sede da Amcham, no final de julho.

“Impacto sustentável é prioridade para HP, pois nosso objetivo é ser a empresa de tecnologia mais justa do mundo. Então, é muito gratificante receber novamente este prêmio em reconhecimento as nossas ações e resultados”, comenta Kami Saidi, Diretor de Operações da HP Inc. Brasil. “Circularidade e redução de pagada está no centro do nosso desenvolvimento de produtos, materiais e serviços, já que acreditamos em exercer um papel ativo para ajudar nos desafios globais, como a crise climática”, explica o executivo.

Globalmente, a HP é líder na reciclagem de plástico de ciclo fechado desde 1991, ano em que foi fundada a HP Planet Partners, iniciativa que coleta equipamentos eletrônicos em fim de vida útil na casa dos consumidores, recicla e reintroduz os materiais na manufatura. No Brasil, o programa existe desde 2012 e já recolheu mais de 7 mil toneladas de produtos HP, que foram utilizados como matéria prima para a produção de mais de 10 milhões de produtos. Essa e outras ações foram submetidas para análise dos jurados do Prêmio ECO e possibilitaram que a HP tivesse destaque por sua ecoeficiência.

O case analisado tratou ainda de um marco histórico da empresa: a impressora HP Ink Tank, que é produzida com até 40% de conteúdo reciclado e é fabricada no Brasil. Esse equipamento abriu portas para a organização aprimorar a reintrodução do plástico e lançar a impressora HP Deskjet IA 2700, com a capacidade ainda maior de reutilização do material reciclado pós-consumo, contendo até 45% de conteúdo reciclado.

“A HP tem a missão de reduzir o impacto em toda a cadeia de valor e uma de nossas metas é atingir Net-Zero até 2040. Para isso, além de trabalharmos na redução das nossas emissões e em projeto de conservação de florestas, estamos focados em atingir 75% de circularidade para produtos e embalagens até 2030”, comenta Jessica Teixeira, Gerente de Sustentabilidade da HP Brasil

Em 2021, essas e outras iniciativas refletiram nos negócios da HP em US$ 3,5 bilhões em novas vendas vinculadas a metas de impacto sustentável - mais que o triplo de 2020 - e US$ 7 bilhões em produtos ecológicos.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui