Kodak

ECG e a tecnologia Kodak Flexcel NX guiam a Mega Embalagens rumo ao sucesso do Global Flexo Innovation Award

08/03/2022 - 11:03

“Assim que vimos o que é possível com a produção de gama de cores estendida usando as chapas Kodak Flexcel NX, sabíamos que tínhamos encontrado a ferramenta perfeita para melhorar o tempo de fabricação e reduzir custos, sem comprometer a qualidade.”

Foi assim que Roberto Gräf, diretor comercial da Mega Embalagens, resumiu sua experiência com a tecnologia Kodak Flexcel NX da Miraclon e as possibilidades que foram abertas para ampliar a gama de trabalhos executada em gama expandida na empresa. O trabalho sagrou-se vencedor do Silver Award no Global Flexo Innovation Award, colocando a empresa de embalagens flexíveis brasileira, sediada em Salvador do Sul, interior do Rio Grande do Sul, no rol das principais empresas usuárias de tecnologia flexográficaMiraclon no mundo devido ao uso criativo de design gráfico e à inovação no workflow de impressão por meio do uso de ECG (Extend Color Gamut) e da solução Flexcel NX. 

A empresa também foi um dos únicos quatro participantes premiados com as mais altas honras pelos juízes para reconhecer as empresas que demonstraram o maior impacto no avanço do processo de impressão flexográfica.

Segundo Roberto, em 2018, depois que os testes iniciais produziram o que ele descreve como “benefícios de produção recorde e resultados de alta qualidade”, a empresa decidiu se comprometer totalmente com a implementação do ECG usando as chapas Flexcel NX. Quatro anos depois, o premiado trabalho mostra o que a Mega Embalagens pode oferecer aos clientes que utilizam o ECG. Neste caso, o cliente - dono de uma marca uruguaia - queria relançar sua linha de frutas secas com um redesenho radical da embalagem. Em vez de uma embalagem transparente sem impressão, a proposta era uma bolsa stand-up doypack impressa, representando um grande avanço no impacto visual para o consumidor na prateleira, e oferecendo a esses consumidores uma embalagem que eles poderiam abrir e fechar facilmente, ao mesmo tempo em que visualizavam o produto através de uma janela localizada parte de trás da embalagem. 

Uma proposta vencedora

A Mega Embalagens e seus parceiros combinaram uma abordagem única de agrupamento de trabalhos (quatro imagens separadas agrupadas duas a duas em um padrão de quatro saídas) com um fluxo de trabalho de ECG usando chapas Flexcel NX. A análise dos designs mostrou que eles poderiam ser impressos usando cinco cores (CMYK + Branco) em vez das 28 cores (sete cores x quatro SKUs) exigidas convencionalmente. Essa abordagem otimizou a cor, eliminando três configurações de impressão e um total de 23 chapas.

De um negócio familiar a um sucesso mundial

A Mega Embalagens é uma empresa familiar fundada em 1993 inicialmente para embalar proteínas animais. A empresa mantém sua gestão familiar de primeira geração, mas o foco hoje é em petfood, linha alimentícia e cuidados pessoais. A cada mês, uma parcela significativa da produção, é direcionada à exportação – uma conquista que rendeu a empresa cinco sucessivos Prêmios Exportação RS.

Atualmente, a Mega Embalagens tem um sucesso considerável nas exportações tanto para os Estados Unidos quanto para a Europa, segundo Gustavo Gräf, gerente comercial. “Nos EUA atuamos há bastante tempo. O mercado europeu é muito semelhante ao dos EUA, um mercado competitivo que recebe mercadoria de todo o mundo, onde a concorrência com os produtos chineses e confeccionados no leste europeu é grande. Mas temos conseguido sucesso devido a nossa qualidade e a nossa tecnologia, além do diferencial que faz nosso investimento contínuo em sustentabilidade. Na Europa, a sustentabilidade ligada a embalagem é muito importante porque se trata de um mercado mais maduro nesse quesito.”

Quatro pilares de sustentabilidade

Os investimentos em sustentabilidade da empresa se baseiam em quatro pilares para diferenciar a Mega Embalagens de seus concorrentes, explica Gustavo.

“O primeiro deles é o uso de resinas pós-consumo (PCR) em materiais secundários de embalagens. Em segundo lugar, produzimos embalagens 100% recicláveis ??que possuem a mesma barreira de proteção e aparência das embalagens convencionais, em substituição a estruturas laminadas multimateriais e alinhadas a economia circular. Terceiro, substituímos os materiais de origem fóssil por renováveis - uma das alternativas é o polietileno verde proveniente da cana de açúcar, por exemplo. E por fim, temos a possibilidade de trabalharmos também com materiais biodegradáveis”, diz.

Todos os principais mercados da empresa compartilham certas tendências, continua Gustavo destacando que “a qualidade continua fundamental - por isso é nossa responsabilidade produzir embalagens que se destaquem naqueles poucos segundos em que o consumidor toma sua decisão de compra”.

A Mega Embalagens é um dos três únicos fornecedores brasileiros a possuir a certificação BRC Packaging Materials Grade AA, padrão de qualidade de embalagens reconhecido mundialmente pela Global Food Safety Initiative.

Ainda sobre tendências, Gustavo cita o aumento de SKUs produzidos em tiragens menores, bem como a mudança nos perfis de consumo. “Os clientes querem maior praticidade nas embalagens, com mais sofisticação, então há ênfase em recursos como zíppers, opções de ‘easy-open’, entre outras opções de comodidades.

ECG com chapas Flexcel NX: maior produtividade, consistência e economia de tinta

Atualmente, os trabalhos que usam ECG representam cerca de 50% da produção, e a participação está crescendo. Esses trabalhos são todos impressos com chapas Flexcel NX, diz Roberto Auricchio, Gerente de pré-impresão, listando uma impressionante gama de benefícios que a tecnologia oferece:

“Nosso consumo de chapas é muito menor, e com o ECG podemos reproduzir cores Pantone especiais usando uma paleta de tinta fixa de sete cores - CMYK + OGV. Isso reduz o tempo de inatividade entre os trabalhos, pois não trocamos as tintas, apenas as chapas. Também obtemos grandes ganhos de produtividade - a configuração da impressora é mais rápida e a limpeza entre os trabalhos é significativamente reduzida. Também podemos agrupar diferentes trabalhos usando o mesmo material.”

Ele acrescenta: “A taxa de densidade estável que as chapas Flexcel NX fornecem nos permite transferir tinta de forma correta e consistente para que possamos realizar trabalhos mais desafiadores - por exemplo, usando texto menor ou substituindo cores Pantone com mais confiança no ECG. E usamos significativamente menos tinta, é claro.”

Grandes melhorias de qualidade e resolução

Roberto Auricchio atesta ainda a grande melhoria em qualidade e resolução desde a adoção das chapas Flexcel NX. “Há alguns anos trabalhávamos com 39 linhas, mas hoje muitos clientes exigem resoluções maiores. Assim, padronizamos de 52 a 60 linhas, independentemente do tamanho da embalagem. Mas, com a tecnologia Flexcel NX, podemos ir até 120 linhas de resolução na matriz, então, à medida que a demanda continua aumentando, podemos migrar o trabalho para cima sem problemas”, destaca.

Roberto reconhece que apresentar aos proprietários de marcas uma solução de produção radicalmente diferente, como o ECG, pode ser um desafio. “No início, havia preocupações compreensíveis sobre se poderíamos converter seus Pantones em ECG e garantir que as cores correspondessem às suas expectativas. Mas, à medida que viram os resultados - tanto a eficiência de produção quanto a qualidade alcançada - todas as dúvidas desapareceram.”

Ele acrescenta que o ECG também representa uma mudança de cultura para os operadores de impressão da Mega Embalagens. “Eles precisam entender que é um processo novo, no qual os trabalhos não são mais separados entre cores de processo (CMYK) e Pantone. Por isso, investimos constantemente em treinamento, pois qualquer variação nas cores do processo impactará na embalagem. Atenção aos detalhes e conhecimento é essencial.”

Olhando para o futuro, ele vê boas perspectivas para o ECG. “Uma vez que convencemos os clientes a experimentar a abordagem de ECG, eles tendem a permanecer no processo porque veem as vantagens em relação à produção convencional”.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui