Kodak

Avery Dennison amplia linha sustentável com lançamento do liner rPET 23, composto por conteúdo reciclado

28/01/2022 - 09:01

Uso do rPET 23 reduz o consumo de materiais fósseis, emissões de gases do efeito estufa, energia e água quando comparado ao liner convencional

A Avery Dennison, líder mundial em ciência de materiais autoadesivos, migrou neste mês de janeiro todo o portfólio “Sustainable Advantage", voltado aos materiais sustentáveis, através do liner rPET 23. Utilizado em todo o portfólio de produtos da empresa, o liner será composto por 30% de conteúdo reciclado, utilizando flocos de garrafas PET provenientes de resíduos pós-consumo, reforçando o foco da multinacional em inovações que promovam a economia circular.

Segundo estudos da empresa*, o uso do rPET 23 reduz o consumo de materiais fósseis em 30%, as emissões de gases do efeito estufa em 16%, de energia em 14% e de água em 5%, quando comparado ao liner convencional.

O rPET23 faz com que todo o portfólio fabricado pela Avery Dennison no Brasil e que atualmente possui liner PET, passe a contar com o composto reciclado. Além de manter a mesma performance e aspecto, ainda oferece aos convertedores o diferencial de um item com a marca da sustentabilidade.

“O liner rPET 23 chega para proporcionar uma série de benefícios. O primeiro e mais importante, ao meio-ambiente, com reutilização de materiais e redução de emissões. Além disso, mantém a qualidade do liner PET 23 e aumenta ao mercado a opção de produtos que integram a economia circular e que colaboram com metas de sustentabilidade. Buscamos utilizar a tecnologia e a inovação para promover impactos positivos, reforçando assim, nosso compromisso com um futuro melhor”, destaca Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison, na América Latina.

O lançamento reforça a evolução das metas de sustentabilidade da companhia e a intenção de reconstruir um novo amanhã. Como parte das novas metas divulgadas em outubro de 2021, a divisão de negócios de Materiais para Rótulos e Comunicação Visual (LGM) tem o compromisso de que 100% das principais categorias de produtos de filmes e papéis serão feitos com conteúdo reciclado ou renovável globalmente até 2030.

Além disso, todas as suas regiões terão materiais autoadesivos que possibilitam a circularidade dos plásticos, garantindo que a Avery Dennison consiga atender aos requisitos atuais ou futuros de reciclagem, compostagem ou reutilização de embalagens de plástico de uso único. A empresa também está expandindo seu portfólio para incluir rotulagem mais inteligente, para promover a comunicação de dados, reduzir custos e resíduos e criar melhores processos de reciclagem.

O liner, também conhecido como “protetor” do rótulo ou etiqueta, é a parte do autoadesivo destacada durante o processo de rotulagem. Assim como acontece com o liner papel, o liner rPET também pode ser coletado pelo programa AD Circular. Esta iniciativa da Avery Dennison busca oferecer soluções para a reciclagem dos resíduos gerados em toda cadeia de rótulos, transformando materiais que seriam descartados  em novos produtos e reduzindo o desperdício.

Desde o seu lançamento no Brasil, em janeiro de 2019, até setembro de 2021, o programa já havia reciclado mais de 3.900 toneladas de materiais. Uma iniciativa atrelada ao objetivo 12 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criados pela ONU (Organização das Nações Unidas), que trouxe à empresa a premiação Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020.

A Avery Dennison tem como meta assegurar que até 2025 suas operações sejam 95% livres de aterros, 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% seja o percentual de redução nos resíduos gerados por seus clientes. Recentemente, o Programa AD Circular expandiu-se para outras localidades, como o México, com previsão de expansão também para os demais países da região.

* Fonte do estudo: LCA 

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui