Kodak

Avery Dennison anuncia suas metas atingidas em ESG como parte dos objetivos sustentáveis a serem cumpridos até 2030

05/11/2021 - 10:11

Líder em materiais autoadesivos para rótulos e embalagens segue em direção à regeneração de suas operações com foco em inovação, redução de impactos ambientais e iniciativas de impacto social positivo

A partir de seu relatório anual, que tem por objetivo nortear e dar visibilidade às ações da empresa voltadas para as práticas ESG, a Avery Dennison - líder mundial em ciência de materiais autoadesivos - anuncia o bom andamento de suas metas em sustentabilidade, sob a perspectiva positiva de alcançá-las até 2030. Concebidas em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a multinacional estabeleceu propostas que giram em torno de três pilares principais: oferecer inovações em produtos que promovam a economia circular; reduzir os impactos ambientais de suas operações e cadeias de suprimentos; e causar impactos positivos voltados aos seus colaboradores e comunidades em que operam.

“O futuro já está acontecendo e como adotamos boa parte dessas práticas há algum tempo, nossas iniciativas têm ido além de reduzir nossa pegada ambiental. São ações que não se resumem apenas aos nossos materiais, envolvem cadeias produtivas, parceiros, colaboradores e comunidades locais. Temos a consciência de que cada passo que damos está refletindo no bem-estar do planeta e de todas as pessoas que aqui habitam, dentro de um curto prazo”, comenta Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison, na América Latina.

Sustentabilidade por meio da inovação

A busca constante por soluções sustentáveis está refletida no portfólio de produtos “Sustainable ADvantage”, que permite que as gráficas, convertedores de rótulos e marcas reduzam seu impacto ambiental, satisfaçam a demanda do consumidor, aumentem a capacidade de reciclagem e respondam com eficácia às crescentes regulamentações governamentais ao redor do mundo. “Como parte fundamental para o caminho à regeneração, o Sustainable ADvantage permite circularidade, melhora o desempenho ambiental e facilita a transparência em toda a cadeia de abastecimento, através de soluções alinhadas aos objetivos 12 e 13 dos ODS da ONU”, destaca Ronaldo.

Reduzir, Reciclar e Consumir de forma Responsável

Em meio às iniciativas que visam reduzir os impactos ambientais, não apenas de seu ciclo produtivo, mas também de toda sua cadeia de suprimentos, a Avery Dennison já mostra um quadro de efetividade acima do previsto, principalmente, no que diz respeito às emissões de GEE, cuja meta estabelecida para 2025 já foi ultrapassada. Nesse sentido, a empresa caminha para o cumprimento de uma de suas maiores ambições, alcançar a neutralidade de carbono até 2050, compatível com o objetivo 13 dos ODS da ONU. “Estivemos muito focados na redução de nossas emissões relacionadas às nossas operações nos últimos anos, mas, como as mudanças climáticas impactam cada vez mais a todos - desde nossos colaboradores, comunidades onde operamos até nossos clientes e usuários finais -, aumentamos nossa ambição. Neste sentido, continuamos a jornada para reduzir as emissões de nossas operações e incorporar energia renovável sempre que possível [Escopo 1 e 2], enquanto começamos a expandir o foco para incluir as emissões geradas em toda a nossa cadeia de valor, em busca de um futuro net zero”, comenta Mello.

Quanto à redução de resíduos gerados e direcionados a aterros, por meio do Programa AD Circular, a Avery Dennison busca minimizar o desperdício em toda a cadeia de rótulos, transformando resíduos de papel liner, pet e esqueleto filme em novos produtos, como papel toalha e outros itens plásticos, que possam ser reaproveitados pela própria empresa. Desde o seu lançamento no Brasil, em janeiro de 2019, até setembro de 2021, o programa reciclou 3.900 toneladas de materiais. Uma iniciativa atrelada ao objetivo 12 dos ODS, que trouxe à empresa a premiação Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020. Recentemente, o Programa AD Circular expandiu-se para outras localidades, como o México, com expansão prevista também para os demais países da região.

Impactos positivos

Em caráter de proatividade, projetando ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis e abrangentes, a Avery Dennison tem seguido políticas de inclusão, equidade e diversidade, com a formação de times de colaboradores com características, etnias e faixas etárias plurais.

“Nossa ambição é oferecer um ambiente de trabalho onde a voz de cada funcionário seja ouvida, permitir que todos demonstrem seu potencial e mantenham a cultura de segurança e saúde da companhia”, afirma o executivo, que complementa, “entre outras ações em sintonia com os objetivos 5 e 8 dos ODS , para atingir a meta estabelecida de presença feminina em pelo menos 40% dos cargos de gestão, temos investido no desenvolvimento de canais internos de relacionamento e retenção de talentos, assim como cursos de capacitação e especializações. Acredito que outro passo fundamental foi incentivar nossos colaboradores a criar ERGs [Grupos de Recursos para Colaboradores, do inglês Employee Resource Groups] com temáticas variadas, baseadas nos interesses deles. Globalmente, foram formados mais de 20 grupos e, aqui na América Latina, já são seis. Dessa maneira, nossos colaboradores conseguem se reunir para compartilhar afinidades e perspectivas e, ao incluirmos a diversidade, impactamos positivamente toda a cultura organizacional de forma muito significativa”, completa Mello.

Pensando também em gerar impactos positivos às comunidades em que atuam, por meio da Fundação Avery Dennison, a empresa apoia - com destinação de verbas, bolsas e voluntariado dos colaboradores -, diversas organizações não governamentais, sem fins lucrativos, em três grandes áreas: educação, sustentabilidade e empoderamento feminino. No ano de 2020, em virtude de pandemia, os valores direcionados a essas comunidades ultrapassaram a casa dos 10 milhões de dólares. Iniciativas que seguem em sinergia com os objetivos 4 e 5 dos ODS da ONU.

Conheça mais sobre os objetivos de sustentabilidade da Avery Dennison para 2030, juntamente com informações detalhadas sobre seus esforços ambientais, de sustentabilidade e de governança, em esg.averydennison.com.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui