Kodak

Koenig & Bauer revisita legado de mais de 200 anos ao doar mapas à Pinacoteca, CEUs paulistanos e instituições de Suzano e Sorocaba

28/07/2021 - 12:07

Ação faz parte do projeto de valorização da arte milenar da cartografia, com parceria da Emibra na impressão dos mapas

A Koenig & Bauer Brasil, a mais antiga fabricante de sistemas de impressão do mundo, irá doar o mapa “The Age of Discovery” - uma obra de arte que levou mais de 300 horas para ser desenhada pelo artista Francisco Stein - para a Biblioteca Walter Wey, Centro de Documentação e Memória, da Pinacoteca de São Paulo; para 58 bibliotecas dos CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade de São Paulo; e para oito instituições dos municípios de Suzano e Sorocaba.

Em conjunto com a Emibra, gráfica parceira desse projeto, serão impressos 2 mil mapas que contam a história das Grandes Navegações entre o período de 1340 a 1600.

O diretor geral da Koenig & Bauer Brasil, Paulo Faria, relembra como nasceu o projeto que, entre vários aspectos, pode ser uma ferramenta diferenciada de educação. “Navegando em uma rede social acabei assistindo o vídeo do Francisco Stein sobre essa arte quase esquecida. Rapidamente fiz uma conexão com o trabalho que desenvolvemos na Koenig & Bauer, uma companhia que tem a tradição de imprimir mapas há mais de 200 anos. Passou um filme na minha cabeça, lembrei-me da transição das artes gráficas para a indústria gráfica e vi neste projeto a possibilidade de resgatar e valorizar a importância do artista e do meio impresso”, recorda. 

“É uma arte que leva de 300 a 600 horas para ficar pronta. Do outro lado, reproduzimos de maneira fidedigna 20 mil impressões em uma hora com nossas máquinas. É a velocidade e a tecnologia das impressoras Koenig & Bauer a favor da arte e da história”, diz Faria.

A era da indústria 4.0 chegou definitivamente no mercado gráfico, mas o artista não pode ser esquecido. “Parei para pensar na importância da cartografia na vida das pessoas atualmente, que passaram a ter um hobby antigo com a impossibilidade de viajar por causa da pandemia. Muitos voltaram a colecionar mapas e marcar com pins lugares onde querem visitar”, observa Faria.

A Emibra, localizada em Suzano - SP, atua há mais de 47 anos no ramo gráfico por meio da produção de embalagens em papelcartão e será a responsável pela impressão dos mapas. “Recebemos o convite, entendemos o belíssimo trabalho do artista na produção de mapas artesanais que contam décadas de história e não poderíamos ficar de fora deste evento. Fizemos questão de envolver instituições da nossa cidade, com a doação desse material para a Biblioteca Municipal de Suzano e para as ONGs que apoiamos”, conta Danilo Braghiroli, CEO da Emibra.

E o artista de Sorocaba, peça-chave na criação dos mapas, comemora o reconhecimento. “Estou muito feliz, afinal ter um mapa impresso por uma máquina da Koenig & Bauer é motivo de orgulho e honra. A iniciativa certamente abrirá caminhos especialmente na área da educação.”, acredita Francisco Stein.

A empresa Suzano Papel e Celulose doou o papel que será utilizado para a impressão dos mapas.

O Mapa

O “The Age of Discovery”, assinado por Francisco Stein, é uma reprodução de um mapa de 1911 sobre as Grandes Navegações e sobre este momento histórico, intitulado pelo artista como “Primeira Globalização”.

Retrata, por meio de contornos, acidentes geográficos, figuras, desenhos e escritas a história dos principais navegadores na época das Descobertas.

Koenig & Bauer

Responsável pelo mais completo portfólio do setor de impressão, a Koenig & Bauer é a mais antiga e uma das maiores fabricantes de impressoras do mundo.

Há 200 anos, a empresa acompanha o setor gráfico fornecendo impressoras robustas, automação e tecnologia de ponta.

Com soluções que vão além da impressão, a empresa lança mão de tecnologias inovadoras de Inteligência Artificial (AI) com total adesão à indústria 4.0.

Mundialmente, conta hoje com 5.500 funcionários. No Brasil, a companhia é a mais expressiva fornecedora de máquinas para o setor de embalagens e a mais experiente fabricante desenvolvedora de sistemas de impressão do mundo. Com a Rapida 145 é líder em máquinas de grande porte. 

A subsidiária no Brasil se destaca também pelo recorde de vendas das máquinas: Rapida 105 e 106 (para formato médio, mas conhecida no mercado como folha inteira) e a Rapida 75 Pro e 76 (para formato pequeno).

https://www.koenig-bauer.com.br / @koenigbauerbr

Emibra

A Emibra é uma empresa familiar fundada pela tradicional e empreendedora família Braghiroli na cidade de Suzano há 47 anos. Atua no ramo gráfico por meio de o fornecimento de embalagens em papelcartão.  Atualmente tem a gestão dirigida pela terceira geração da família por meio do modelo de governança corporativa, com um Conselho Administrativo.

Com mais de 200 funcionários, conta com um parque gráfico atualizado e atende alguns dos principais players dos segmentos de Higiene Pessoal, Alimentício e Farmacêutico.

https://www.emibra.com.br / @emibraembalagens

Francisco Stein

O artista transforma mapas em verdadeiras obras de arte feitas totalmente à mão. Sua paixão por História e Geografia o tornou referência na modalidade.

Ele pode levar de 300 horas a meses para compor cada mapa. Toda obra é digitalizada em alta resolução e impressa em filme de poliéster, o mesmo utilizado no original, tendo como resultado uma tela em fine arte com poucas diferenças de nuances em relação ao original.

https://www.steinmapas.com / @steinmapas

  Mais notícias

Talamac Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui