Kodak

Ibema combate a covid-19 com boas práticas e garante a segurança do colaborador

16/06/2021 - 09:06

Protocolos realizados na unidade de Turvo (PR) disseminam informações precisas aos profissionais e familiares

Cuidar das pessoas com tato. Esse é um dos valores assumidos pela Ibema e que vem sendo aplicado na prática em suas plantas industriais para a prevenção contra o coronavírus. A empresa adotou uma série de medidas para garantir a segurança dos seus profissionais e familiares, tudo feito com muita empatia, respeito e cuidado.

Desde o início da crise sanitária, a fabricante de papelcartão mantém o compromisso de mapear os riscos da covid-19 em suas unidades. Para isso, a área de Gestão de Pessoas formou um comitê de gerenciamento de crises e oportunidades, que conta com reuniões diárias entre gerentes e diretores para a avaliação dos casos e mapeamento de soluções.

O compromisso da Ibema vai muito além das esferas profissionais, e abarca também as famílias residentes no entorno das fábricas. Na região do distrito de Faxinal da Boa Vista, onde reside boa parte dos colaboradores da planta de Turvo (PR), existem 2,5 mil moradores que, assim como todo o Paraná, enfrentam um momento difícil da pandemia.

Na unidade de Turvo, uma visita da Vigilância Sanitária, realizada dia 2 de junho, comprovou o rígido protocolo de segurança implementado desde a portaria de entrada até as estações de trabalho. Entre os 490 colaboradores da fábrica de Turvo, 122 testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O número representa 24% do quadro de colaboradores próprios e terceiros fixos que frequentam a unidade.

O profissional contaminado recebe o suporte de enfermeiras que permanecem em contato com sua família para dar orientações e assistência ao longo da recuperação. A empresa contratou ainda uma assistente social para maior proximidade com as famílias dos colaboradores, a fim de promover o bem estar físico, psicológico e social.

“Aplicamos o que há de mais avançado em termos de protocolos, vigilância e monitoramento 24 horas. Além disso, os diretores e líderes estão fortemente engajados nessa tarefa, por meio da proximidade e comunicação constante junto aos colaboradores”, conta Alessandro Santos, supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho da Ibema. “Entendo que estamos bem avançados na prevenção interna.”

Medidas de prevenção

Os colaboradores da Ibema na unidade de Turvo contam com tendas na área externa, próximo à entrada, com mesas e cadeiras para realizarem seus intervalos ao ar livre. As marmitas são servidas no local para aqueles que realizam refeições no turno de trabalho. A contratação de oito enfermeiras garante a aferição de temperatura e verificação de sintomas ao longo das 24 horas de funcionamento da planta fabril, e a triagem rigorosa inclui os profissionais terceirizados que têm acesso à fábrica.

A unidade também faz o monitoramento de casos em reuniões diárias – os chamados diálogos diários de segurança laboral. Uma série de treinamentos, com mais de 30 apresentações de saúde e segurança, promoveu a conscientização sobre a importância do respeito aos protocolos contra a covid. “Mais de 90% dos colaboradores participaram, com resultados muito positivos”, conta Alessandro Santos, supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho da Ibema.

Outra iniciativa fundamental para a prevenção é a adoção da testagem rápida de funcionários a qualquer suspeita. Quando é necessário o teste PCR, o trabalhador é afastado até o recebimento do resultado e os colegas com quem ele teve acesso são monitorados. “Os profissionais com qualquer sintoma são orientados a não virem trabalhar. Atualmente, são cerca de 10 a 15 testes por dia, com a coleta feita em nosso próprio ambulatório”, explica Edenilson Albino, gerente de planta da unidade Turvo da Ibema.

Nada é negligenciado: a higiene de corrimãos, maçanetas, painéis de operação e demais estações de trabalho, bem como o limite de pessoas por sala, distanciamento de computadores com sinalização no solo e instalação de mais lavatórios são algumas das ações que reforçam a rotina de prevenção. Além disso, as artesãs do Centro Comunitário, mantido pela empresa, confeccionam máscaras de pano para os colaboradores.

Na unidade de Turvo, a Ibema também investiu em melhorias de infraestrutura: em meados de junho, será inaugurado o sistema de ventilação, com troca de ar em todo o prédio do acabamento, onde é manuseado o papelcartão destinado à indústria farmacêutica e alimentícia.

Solidariedade em tempos de covid

Além da orientação e apoio aos colaboradores e seus familiares, a Ibema assumiu seu papel de protagonista no setor de papel e liderou campanhas solidárias desde o início da pandemia. Uma coleta de cestas básicas foi encaminhada a comunidades necessitadas por meio da Central Única das Favelas (CUFA), para a cidade de Araucária, e a empresa também acolheu os parceiros caminhoneiros com alimentação e kits de higiene em Turvo.

Uma parceria com gráficas para desenvolver e doar milhões de copinhos de papel levou mensagens de apoio ao corpo clínico de hospitais no combate à covid. A Ibema tem colaborado ainda com o Hospital Bom Pastor, na região de Turvo (PR), com a doação periódica de oxigênio, ajuda monetária mensal e EPIs (máscaras FF2, pijamas cirúrgicos, macacões impermeáveis, viseiras, aventais e toucas descartáveis, álcool 70 e luvas cirúrgicas), além de termômetros a laser, oxímetros de pulso e medicamentos de tratamento da covid. Em Curitiba, um ventilador pulmonar foi doado ao Hospital de Clínicas.

Para fazer com tato também é necessário o papel da coragem: essas boas práticas dão exemplo de como a indústria tem uma atuação fundamental na eliminação do vírus.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui