EFI

Ibema se reinventa por meio de um novo propósito que engaja e promove transformação digital

05/04/2021 - 15:04

Nova fase da empresa valoriza o "pensar além da caixa"

Uma empresa familiar, fabricante de papelcartão, comandada pela terceira geração de empreendedores e que, quatro anos atrás, realizou uma importante transação comercial com a Suzano. Assim era a Ibema até outubro do ano passado. Em um processo que durou um ano e meio, a companhia se reinventou, enxergou além da produção de papelcartão e lançou um novo propósito: embalar o futuro.

O lançamento, que aconteceu virtualmente em plena pandemia, em 2020, marcou o pontapé inicial para que seus colaboradores entendessem que era necessário, mais do que imaginar fora da caixa, pensar além dela.

A construção do novo posicionamento exigiu o engajamento da liderança e de toda a empresa em um trabalho que contou com o auxílio de uma consultoria externa. O propósito “embalamos o futuro”, revelado aos 800 colaboradores pelo CEO Nilton Saraiva em live com a presença dos familiares emocionados, que hoje compõem o conselho de administração, resume a essência da companhia: embalar experiências com o olhar voltado para o futuro.

“Não estamos aqui para fazer qualquer ciclo, mas sim um período brilhante, porque sabemos que uma empresa que faz isso gera oportunidades para todo mundo que está junto, e é assim que vejo a Ibema”, afirma Fabio Nápoli, membro do conselho de administração.

A mudança, que trouxe um novo posicionamento de mercado, englobou uma nova identidade visual e um site repaginado, trouxe uma dinâmica inovadora focada na transformação digital. A companhia tem o objetivo de dobrar de tamanho nos próximos três anos e investiu R$ 10 milhões em sua área industrial, com previsão para ser finalizado no segundo semestre de 2021. Está modernizando seu parque fabril na área de acabamento, com o objetivo de melhorar a eficiência industrial e qualidade de seus produtos por meio da automação e aquisições de novos equipamentos.

Com o comando de Nilton Saraiva, a Ibema reduziu consideravelmente seu endividamento nos últimos anos, retomou os investimentos em suas plantas e lançou novos produtos que, hoje, são utilizados em mais de 15 países.

“Dizemos que o nosso papel é feito em Turvo e consumido em Londres”, orgulha-se Cibelle Castellani. A analista de Recursos Humanos da Ibema explica que o propósito nasceu em meio aos colaboradores. “As pessoas precisam entender primeiro por que o seu trabalho é importante, para conseguirem captar o valor da verdadeira dedicação à empresa. Dessa forma, são capazes de se engajar, aprimorar a visão empreendedora e auxiliar a organização a identificar novas oportunidades.”

A coordenadora de Recursos Humanos da Ibema, Camila Fernanda G. Brizola, conta que os principais aprendizados foram sair de diversos negócios para focar em papel para embalagem, sair da gestão familiar para a gestão empresarial, buscar crescimento e relevância no mercado, investir para crescer e se tornar uma empresa com posicionamento internacional. “Somos a Ibema e embalamos o futuro.”

Para transformar esse propósito em ações, foram definidos três valores: acreditar no papel da coragem, ou seja, reconhecer que os esforços e momentos difíceis passados foram encarados de frente e não foram em vão, pelo contrário, ajudaram a chegar até aqui; pensar além da caixa, que significa se abrir para a inovação, por meio de uma visão global e sustentável; e fazer com tato, no sentido de ter consciência e responsabilidade pelo impacto no mercado, nas relações interpessoais, na sociedade e nas experiências dos consumidores por meio de produtos sustentáveis.

Para difundir a nova visão de empresa, além de ações de sensibilização personalizadas realizadas nas unidades localizadas em Turvo (PR), Embu das Artes (SP), Centro de Distribuição Logístico em Araucária (PR) e a sede administrativa em Curitiba (PR), foi necessária uma comunicação presencial e digital feita de forma interativa e participativa, que iniciou no lançamento do novo propósito, durou até dezembro e será mantida com ações de reforço durante 2021.

Além disso, ao longo de 2020 foram criados squads com representantes de diversas áreas da companhia, que se reúnem periodicamente para discutir novos caminhos e melhorias no processo e, também, no mercado de embalagens.

  Mais notícias

Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui