Kodak

Software da EFI acerta gestão de cor e abre novos horizontes para gráfica paulistana

03/11/2020 - 16:11

Atendendo clientes como Lorenzetti, Faculdade das Américas (FAM), Crefisa, os museus MASP e MIS, Senac, a fábrica de queijos Tirolez e os restaurantes Pizzaria 1900, Le Jazz e Galeto’s, a Coktail Gráfica e Editora atua como provedora de soluções nas áreas de pré-impressão, impressão (offset e digital), acabamento, personalização e logística há mais de 27 anos.

Liderada por Roberto Moura Junior, a empresa sabia que um dos maiores desafios era a gestão de cor. “Buscávamos incessantemente por uma tecnologia para minimizar os retrabalhos. Muitas vezes, o cliente aprovava o projeto, mas não recebia a arte final com a exatidão que esperava afinal não conseguíamos atingir um resultado satisfatório na cor. Tivemos muitos desgastes até que decidirmos trocar o equipamento”, relembra.

A aquisição da impressora Ricoh Pro C7200, integrada ao Digital FrontEnd Fiery E-46A com a ferramenta de gerenciamento de cor Fiery Color Profiler Suite, foi a solução escolhida pela Coktail. “Em apenas dois meses de uso nossos problemas foram resolvidos. Com o sistema Fiery nossa impressão consegue acompanhar a cor aprovada com exatidão. Isso era impossível antes. Os conflitos nas entregas deixaram de existir e não tivemos mais reclamações. É uma conquista sensacional! A nossa equipe de produção ficou nitidamente mais motivada”, comemora Moura Junior.

É a primeira vez que a Coktail usa uma solução da EFI. “As vantagens que analisamos no pacote nenhum outro concorrente conseguiu oferecer. Foi definida como referência de cor o padrão Fogra 51 e 52 e com o auxílio do Fiery Color Profiler Suite, criamos os perfis de cores”, detalha.

Larissa Rossetto, diretora administrativa e de marketing da Coktail, destaca a  rapidez e a eficiência da instalação e do treinamento.  “Em uma semana, estávamos usando o equipamento com alta performance. A longo prazo, acredito que o retorno de nosso investimento será significativo. Conseguimos reduzir pela metade os gastos com a manutenção e esse foi um dos benefícios principais. A solução nos ajudou a conquistar a excelência nos projetos. Antes, tínhamos um contrato mensal de reposição de peças, sem contar a mão de obra específica para operação. Com a Ricoh integrada ao Fiery, estes custos operacionais foram extintos e hoje trabalhamos com uma equipe mais enxuta e produtiva, economizando algumas centenas de dólares”, observa Larissa.

Consequentemente as entregas ganharam agilidade e os serviços mais qualidade. “O EFI Fiery é a cereja do bolo na nossa produção. A gestão de cores eficiente desta solução e seu processo totalmente automatizado agregou na qualificação do nosso portfólio como um todo e permitiu mais eficiência nas entregas aos clientes e prazos cumpridos com rigor”, comenta Larissa.

Na opinião de Maurício Simões, diretor comercial da Coktail, as novas aquisições trouxeram a segurança e rapidez nas aprovações técnicas dos materiais de offset. “Além de ampliar as oportunidades no fechamento de impressões digitais com valor agregado”, argumenta Simões.

O sistema EFI Fiery mostrou eficiência neste momento de pandemia. “Todo o controle da produção é remoto. A equipe consegue acessar cada prova e os projetos em produção com alta fidelidade. Neste contexto atual, esta automatização faz grande diferença e conseguimos manter a saúde financeira da Coktail mesmo diante da instabilidade do cenário atual”, conclui Moura Junior.

  Mais notícias

Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui