Kodak

Reaprendendo a aprender: como a comunicação e a sinalização impressa podem ajudar o retorno às aulas

18/08/2020 - 16:08

Por Cristiane Borato, Supervisora de Marketing da OKI Data Brasil

Após um longo período, escolas e universidades estão se preparando para reabrir suas portas aos estudantes. Apesar da boa notícia, porém, a verdade é que qualquer plano de retomada está muito longe de representar algum tipo de volta à antiga normalidade. Ao contrário. Neste cenário complexo, as escolas terão um enorme desafio para garantirem que os alunos estarão seguros e que suas instalações seguirão todas as orientações relativas ao combate ao Covid-19.

O mundo escolar mudou e precisará ser ainda mais objetivo para lidar com as demandas desses novos tempos. Além de protocolos e planos contra a disseminação da doença provocada pelo coronavírus, no entanto, é importante que as empresas do setor de ensino invistam, também, em novas formas de comunicação, agregando mais clareza e destaque às iniciativas de suporte aos alunos.

É neste contexto, por exemplo, que as comunicações visuais certamente se tornarão ainda mais vitais para ajudar os funcionários das escolas a manter a operação diária de forma segura e responsável. A comunicação clara das orientações e medidas dentro e fora das instalações escolares ajudará a difundir o conhecimento sobre o assunto e a reduzir a tensão dos colaboradores que têm a tarefa de controlar o ambiente.

Esse é um ponto importante, pois a pandemia tem sido particularmente desestabilizadora para os estudantes. Depois de terem se habituado com as aulas on-line e com a quebra de suas rotinas, agora eles terão que se adaptar, também, a uma nova realidade quando voltarem às salas de aula – e isso pode ser difícil para muitos deles.

As medidas possíveis podem incluir restrição de mobilidade dentro dos prédios, redução das turmas, diminuição dos horários para facilitar o distanciamento social e até a proibição do compartilhamento de artigos de papelaria e equipamento. Sem falar na aplicação de novas regras para marcação de assentos nas salas de aulas, uso do banheiro e convivência na hora do intervalo, além da implementação de novos padrões de higiene, com a lavagem frequente das mãos, a utilização dos dispensadores de álcool gel e a obrigação do uso de máscaras faciais.

Parece muito? Mas ainda tem mais: os pais que levam e buscam os filhos também terão de receber instruções específicas para garantir os passos necessários para evitar a propagação do vírus, assim como os prestadores de serviços de transporte escolar certamente terão suas rotinas impactadas.

Com as diretrizes de segurança implementadas da chegada à saída, passando pelo uso dos auditórios, salas de aula, corredores, cantinas, salas comuns e em todas as áreas das instalações, os estabelecimentos de ensino precisarão ampliar seus esforços de sinalização e comunicação visuais, bem como de peças que possam reforçar o trabalho de conscientização de todos os envolvidos.

A sinalização em papel nos quadros de avisos e em diversos outros locais com adesivos será essencial para controlar o fluxo de estudantes nos edifícios. Os adesivos podem ajudar, ainda, a reforçar o distanciamento social nas salas de aula, assinalando os locais onde os alunos podem se sentar. Haverá também uma maior procura de folhas de exercícios e documentos para cada aluno, evitando a partilha de papel que pode promover a propagação de germes.

Um dos desafios para os gestores e professores, nesse horizonte, será a agilidade para desenvolver esses materiais de comunicação – e de conteúdo de aula – de forma mais abrangente e econômica. Para isso, a impressão in-house é uma oportunidade ímpar. Ela permitirá às escolas, universidades e outros estabelecimentos de ensino reduzir os custos com os fornecedores de impressão e reagir rapidamente às mudanças de diretrizes – algo fundamental, em tempos de mudanças constantes como o atual.

Hoje, a indústria está preparada para ofertar dispositivos capazes de atender as necessidades de impressão diárias e, ao mesmo tempo, produzir peças como banners com mais de um metro de comprimento e adesivos. Isso significa permitir que as escolas estejam sempre prontas para produzir impressões de qualidade profissional em cores vibrantes e de alto impacto sempre que precisarem, com muito mais economia.

Essa rapidez será vital para ajudar a proteger e garantir a segurança dos alunos, professores, colaboradores, pais e todos os envolvidos na comunidade escolar. É essa agilidade que permitirá que os estabelecimentos de ensino se preparem para a volta dos alunos com mais flexibilidade e capacidade de ajuste, entendendo as demandas do momento.

O objetivo, agora, deve ser minimizar as interrupções na área da educação, garantindo um retorno seguro e funcional para todos. Nesse contexto, sem dúvida, as escolas e universidades que podem imprimir suas sinalizações e comunicados de forma rápida e fácil, à medida das necessidades, estarão sempre um passo a frente da concorrência. Resta saber, apenas, quem deixará de lado o antigo normal para construir, de vez, o futuro e a inovação na educação

 

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui