Kodak

Congresso ABTCP 2019 contará o 3° Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue e Reciclagem

05/06/2019 - 16:06

O 3° Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue e Reciclagem (SIPTPT) será realizado no dia 23 de outubro próximo, junto com o 52° Congresso Internacional de Celulose e Papel - ABTCP 2019 -, que ocorrerá no período de 22 a 24 de outubro deste ano, em São Paulo, no Hotel Transamerica.

Realizado pela ABTCP-RIADICYP, com apoio da RIARREC e da POLI-USP, o 3º SIPTPT é parte do programa de Simpósios Internacionais da RIARREC, que acontecem desde 2009, com a finalidade de abordar temas emergentes ligados ao setor de Papel e Celulose, em diferentes países, com o suporte de associações locais.

O primeiro Simpósio, realizado no Brasil, como parte do Congresso de Celulose e Papel ABTCP 2009, foi dedicado ao conhecimento fundamental da reciclagem de papel. O segundo, realizado na Argentina em 2011 e organizado em conjunto com a AFCP, abordou a eficiência energética na indústria de papel e celulose. Este ano, a terceira edição da série, em parceria com a ABTCP-RIADICYP, terá foco nos desafios de pesquisa e da tecnologia de fabricação de papel tissue.

“A partir da discussão de temas fundamentais pertinentes ao papel tissue, como a estrutura da rede de fibras, as matérias primas fibrosas, as propriedades e qualidade do papel, os métodos de testes físicos, a tecnologia das máquinas, a química da parte úmida, e os processos de conversão, o 3.° SIPTPT promoverá oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e de resultados recentes de pesquisas, relacionadas à fabricação de papel tissue, para engenheiros e cientistas, de diferentes países, e de estímulo à cooperação entre diferentes grupos”, destaca Afonso H. T. Mendes, coordenador da SubComissão Técnica de Papel Tissue e Chair do Simpósio .

O Simpósio contará com a participação de palestrantes-principais (keynote speakers) e palestrantes convidados, a serem divulgados em breve, que apresentarão tópicos de grande relevância para o setor, e com apresentações orais e em pôsteres de trabalhos regulares submetidos aos organizadores e avaliados pelo Comitê Científico, que tem com Chair o Prof. Dr. Song Won Park.

Mais informações sobre o 3° Simpósio Internacional de Pesquisa e Tecnologia em Papel Tissue e Reciclagem estão disponíveis em: http://abtcp2019.org.br/en/tissue-symposium

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui