Oki

Suzano inaugura Centro de Prevenção de Falhas em Unidade Imperatriz

21/02/2019 - 14:02

A Suzano inaugurou uma área na Unidade Imperatriz, no Maranhão: O CPF - Centro de Prevenção de Falhas, que tem como objetivo contribuir com a identificação de falhas em um tempo de resposta mais eficiente. A sala permite uma visão 360º de toda a fábrica a fim de antecipar possíveis problemas e apontar diferenças entre inspeções realizadas anteriormente, ou seja, se ocorrer uma mudança de cenário, a equipe responsável fará a detecção no menor tempo possível.

O método está atrelado ao conceito de Indústria 4.0 e é inovador à medida que não exige o armazenamento de informações em máquinas locais. Todos os dados coletados estão disponíveis em nuvem e de fácil acesso remoto. “Por meio do desenvolvimento dessa solução nós buscamos otimizar os recursos disponíveis e estar a frente dos problemas. Essa é uma maneira de digitalizarmos nossos processos e nos aproximarmos cada vez mais da excelência em nossa Unidade”, afirma José Ventura, Gerente Executivo da Suzano no Maranhão.

Os estudos para desenvolvimento desse novo processo foram iniciados visando uma performance excelente e utilizando toda a produção disponível. Foi necessário investir em dispositivos de campo com inteligência de sistemas capazes de identificar padrões de comportamentos já conhecidos.

A solução encontrada foi centralizar em uma só sala todas as informações geradas a partir da coleta de dados de inspeções e dispositivos de campo em tempo real. A integração entre as disciplinas de manutenção e operação potencializa a tomada de decisões mais assertivas. Quando uma notificação aparece na central, o técnico entra em contato com a operação e vai a campo para avaliar as condições deste ativo, priorizando o atendimento conforme a exigência de cada caso.

  Mais notícias

Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui