Oki

Ecofuturo lança vídeo e apresenta novo conceito em seu aniversário de 19 anos

14/12/2018 - 14:12

No dia em que completa 19 anos, 13 de dezembro, o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano, lança um novo vídeo institucional que apresenta o conceito “Ecofuturo - formando leitores de mundo”. A produção destaca a missão do Instituto de contribuir para transformar a sociedade por meio de seus projetos de conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza.

Desenvolvido pela agência Bamboo e produzido pela IMG Content, com direção de Humberto Bassanelli, o vídeo é narrado pela bisneta de dez anos de Max Feffer, fundador do Ecofuturo. As imagens foram captadas durante o Meu Ambiente, programa de educação ambiental realizado no Parque das Neblinas, e em atividades promovidas nas Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo.

“O novo conceito representa a motivação que norteia o Ecofuturo ao longo de toda sua trajetória e reforça a conexão entre os dois pilares de atuação do Instituto: a educação e a conservação de áreas naturais. Acreditamos que para transformarmos de fato a realidade e construirmos um futuro mais sustentável é preciso desenvolver esta nova leitura, que envolva todos os nossos sentidos e que permita comunicarmos com a natureza que existe dentro e fora de cada um”, afirma a superintendente do Instituto, Marcela Porto.    

Para Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo, atuar junto às novas gerações é fundamental. “O futuro que nós desejamos, mais harmônico, e com mais respeito e cuidado das pessoas com todas as formas de vida, começa a ser construído a partir da sensibilização das crianças e jovens de hoje. Promover a reaproximação com a natureza e o acesso aos livros, e consequentemente, ao conhecimento, são essenciais para o desenvolvimento do encantamento, da consciência socioambiental e para a formação dos leitores de mundo”, conclui.

Neste ano, o Ecofuturo realizou no Parque das Neblinas, reserva de 6 mil hectares de Mata Atlântica, uma nova edição do programa de educação ambiental Meu Ambiente. Mais de 1000 estudantes e cerca de 120 educadores da rede pública de ensino das cidades de Mogi das Cruzes, Bertioga e Suzano - estas duas últimas incluídas em 2018 na iniciativa -, participaram das atividades.

Além disso, como desdobramento do programa, o Instituto lançou o livro “Educando na Natureza”, que aborda o potencial educador dos ambientes naturais e a importância da conexão com a natureza, temas trabalhados no Meu Ambiente. Para divulgar a riqueza da fauna e flora do Parque, foi lançada também a cartilha “A Biodiversidade no Parque das Neblinas”, que traz informações e curiosidades sobre as espécies protegidas na reserva.

O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo também foi ampliado em 2018, com a inauguração de quatro novas unidades nos estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul, com investimento Grupo CPFL, além do anúncio de outras bibliotecas que estão em implantação, como em Malacacheta (MG), em parceria com a Suzano. Ao todo, são 113 bibliotecas distribuídas em 12 estados brasileiros e uma média de 660 mil atendimentos por ano na rede.

As ações trouxeram reconhecimento ao Instituto, que recebeu da Câmera Brasileira do Livro (CBL), na última semana, o título de “Amigo do Livro 2018”, homenagem entregue a personalidades e instituições que atuam para promover hábito da leitura e difusão do livro no Brasil.

Para conhecer a história de quase duas décadas de atuação, acesse o livro “Ecofuturo - a vida que a gente quer”, lançado este ano na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e disponível para download gratuito no site do Instituto: ecofuturo.org.br.

  Mais notícias

Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui