Kodak

Seis décadas com novos equipamentos Heidelberg

23/09/2008 - 00:09
O nome Tamóios foi inspirado por dois fatores: o dia do índio, 19 de abril, data de sua fundação; e a localização da gráfica, na rua Tamóios, 1018. Fundada em 1948 pelos irmãos Castro, Paulo, Ildeu e Hugo, a gráfica tinha a razão social Paulo de Castro & Irmãos e a demoninação Gráfica Tamóios. Em fevereiro de 1952 os outros três irmãos, João, Carlos e Roberto, foram admitidos como sócios.

Com sessenta anos de história, a Tamóios está na segunda geração e hoje trabalha de uma forma diferente de muitas gráficas familiares. Quando entrou para a empresa, em outubro de 1992, Carlos Alberto Castro decidiu “profissionalizar” a gráfica e montou um Conselho de Administração, composto por cinco dos primeiros sócios e oito descendentes. “Desta forma, os primeiros sócios da gráfica continuam acompanhando e analisando as atividades da empresa, mirando sempre o fortalecimento e o crescimento do negócio”, diz Carlos Alberto.

A Tamóios é a maior vencedora dos Prêmios de Excelência Gráfica de Minas desde o primeiro ano da premiação, 2005. No dia 11 de julho de 2008, na quarta edição do prêmio, foi finalista em onze categorias, conquistou o primeiro lugar em nove e ganhou todos os três Grand Prix - Melhor Impressão, Melhor Acabamento Editorial e Melhor Acabamento Cartotécnico.

Hoje a Tamóios ocupa dois prédios, num total de 3.200 metros quadrados, e investe constantemente em equipamentos com alta tecnologia. Foi a segunda gráfica mineira a ter CtP próprio em sua pré-impressão, uma das primeiras a ter aplicação de verniz em linha com uma Heidelberg Speedmaster SM 74 quatro cores e verniz, e iniciou recentemente suas atividades na folha inteira, com uma Speedmaster CD 102 também quatro cores.

Nos últimos quatro anos a gráfica, que trabalha principalmente com o segmento promocional, aumentou seus investimentos e adquiriu sete novos equipamentos Heidelberg: um CtP Suprasetter 105, uma Speedmaster CD 102, uma Speedmaster SM 74 quatro cores mais verniz e uma Printmaster PM 52 quatro cores; uma guilhotina Polar 115 e duas dobradeiras - uma B-20 e uma B-30. “Os novos equipamentos Heidelberg trouxeram mais qualidade aos trabalhos produzidos pela empresa, além de aumentar a capacidade produtiva da gráfica” comemora Castro.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui