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Economia global, BRIC e tendências tecnológicas compõem o 1º dia da Trends of Print

19/09/2008 - 00:09
Foi aberta oficialmente ontem, dia 17, a conferência Trends of Print Latin America 2008, a principal realização da Afeigraf no ano. O presidente do evento, Dieter Brandt, abriu a conferência às 9h30, explicando os motivos que levaram à sua realização.

“Os industriais gráficos precisam de meios para que saibam nortear seus investimentos. É isso que a Trends of Print pretende oferecer; informações que atualizem tecnologicamente o mercado brasileiro e da América Latina, para que esse mercado seja cada vez mais competitivo”, disse Brandt.

O ciclo de palestras foi aberto oficialmente com uma apresentação de Roberto Padovani no salão principal. O consultor do Banco West LB para a América Latina destacou aspectos da economia mundial e tendências que podem abrir novas oportunidades de investimento para os industriais gráficos. Entre os temas, despertou interesse o quadro econômico norte-americano, afetado recentemente por uma crise imobiliária e bancária. “Acho que a política interna dos Estados Unidos não irá mudar. Devemos, sim, estar atentos à política externa”, disse Padovani.

Na seqüência, aconteceram as palestras tecnológicas que contaram com a presença de Andreas Hitzler, da Müller Martini, Salvador Sindona, André Costa e Danilo Eskenazi (todos da Alphaprint), Eudes Scarpeta e Jürgen Rautert (este último, da Heidelberg Alemanha).

“A indústria gráfica mundial sempre se depara com desafios. E um dos maiores desafios é aproveitar as novas tecnologias para produzirem melhor. No segmento de embalagens, a beleza de um impresso é fundamental para a venda do produto; e, nesse caso, eventos como a Trends of Print abrem canal para que possamos conversar com o público e mostrar tecnologias que podem melhorar e embelezar seus trabalhos”, disse Hitzler, que abordou o tema Impressão offset rotativa para a indústria de embalagens, de rótulos e de embalagens flexíveis.

Destacando os mercados emergentes como importantes fontes de negócios para as empresas fabricantes de tecnologias gráficas, Jürgen Rautert destacou ser o Brasil, ao lado da China, o mercado mais promissor para a Heidelberg.

“A troca de informações que ocorre em conferências como a Trends of Print engrandecem a indústria como um todo. Hoje, temos mercados como o dos Estados Unidos e da Europa que estão estagnados, ao passo que o número de gráficas no Brasil cresceu 11% nos últimos dez anos”, disse Rautert, que falou sobre o tema Sete passos para o sucesso, que mostrou caminhos que podem ser seguidos pelas gráficas para enfrentar a concorrência e obter lucro.

No período da tarde, ministram palestras Tony Kenney (Manroland), Jorge Suárez (Nela USA) e Osmar Barbosa (Metrics). O dia foi encerrado com a apresentação de Benhard Niemela, diretor presidente da editora alemã Deutscher Drucker, que falou sobre as tendências apresentadas na Drupa 2008.

“A crise nos Estados Unidos está fazendo empresas como a NELA voltarem ainda mais seus investimentos para a América Latina. E, na região, o Brasil é o país mais importante”, opinou Jorge Suárez, gerente da NELA USA para a América Latina. O tema de sua palestra foi da pré-impressão à impressão: como obter o registro ideal.

“A Trends of Print, assim como outros eventos do gênero, são fundamentais para permitir acesso dos empresários a informações que podem definir seus negócios”, disse Tony Kenney, da Manroland. Uma das formas de obter o sucesso, segundo Kenney, é agregar valor à impressão. “E isso pode ser feito de várias maneiras, de acordo com o negócio da empresa e das tecnologias usadas. Mas o mercado hoje tem demandas específicas que não podem ser deixadas de lado pelas empresas”, disse. Sobre o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) Kenney destacou a participação desses países na Drupa. “Tanto a Rússia como o Brasil foram gratas surpresas. A China teve uma participação expressiva em nichos determinados, seguido pela Índia”, concluiu.

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