Kodak

Proteção ambiental em pauta

17/09/2008 - 00:09
Muito se tem falado, no mundo todo, sobre a preservação do meio ambiente. Dados alarmantes sobre o efeito estufa, aquecimento global e outras agressões ao Planeta são divulgados pela mídia internacional diariamente. Em 1992, quando essa preocupação estava apenas começando, a Heidelberg já fazia da conservação ambiental um de seus objetivos, sendo a primeira indústria do mundo a receber eco-certificado pelas suas instalações em Amstetten, em 1996.

Desde aquela época, os processos de gerenciamento requeridos pela EMAS (Sistema de Gestão Ambiental e Auditoria da União Européia) e, mais tarde, pelo Certificado ISO 14001 foram implementados em todos os centros de produção e desenvolvimento da empresa. Para garantir a continuidade desse projeto, auditorias independentes checam a cada ano as instalações para confirmar se estão sendo cumpridas as normas legais.

Segundo estudo feito pela Heidelberg, 40% das gráficas do mercado mundial dão grande valor à questão ecológica. Os clientes da empresa se importam muito com a preservação e no mundo inteiro há a conscientização de que proteger o meio ambiente e ganhar dinheiro podem caminhar juntos. Além disso, os investimentos necessários para garantir o futuro de nosso planeta se pagam muito rapidamente.

Os prêmios ganhos pela Heidelberg na área da conservação ambiental são “cases” de sucesso que demonstram que o desafio de produzir com qualidade e competência procurando preservar o meio-ambiente é um desafio que a Heidelberg vem vencendo dia-a-dia.

A Heidelberg foi o primeiro fornecedor de equipamentos gráficos a receber o “Eco-Seal”, um certificado da instituição Forest Stewardship Council (FSC), organização internacional que promove o reflorestamento responsável.

O prêmio reconhece os centros de demonstração da empresa em Heidelberg e Wiesloch-Walldorf e ressalta a preocupação com o ambiente que a Heidelberg vem mostrando desde 1992. O certificado comprova que os dois centros podem produzir e imprimir seus produtos em papel de reflorestamento. Só neste ano a empresa usou cerca de 500 toneladas deste tipo de papel.

Certificando empresas papeleiras, os produtos finais e as empresas que os fabricam, a FSC espera que todos os participantes trabalhem em uma direção econômica, ecológica e socialmente sustentável.

A Heidelberg ganhou o “ouro” na categoria que elege o processo ambiental mais progressivo no Environmental Printing Awards, organizado pela revista canadense PrintAction. O prêmio destaca a implementação de processos e tecnologias que minimizem ou eliminem completamente efeitos que não são ecologicamente corretos.

O presidente da Heidelberg Canadá, Richard Armstrong, recebeu o prêmio em um evento onde estavam presentes mais de 400 representantes do mercado gráfico canadense, incluindo gráficas, fornecedores de tinta e papel e clientes. A premiação foi usada também para conscientizar todas as empresas ligadas ao mercado gráfico sobre a importância da proteção ambiental.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui