Kodak

Wurth desenvolve produto que diminui efeito do calor em galpões de empresas e fábricas

05/03/2008 - 00:03
A Wurth do Brasil, empresa multinacional alemã especializada em peças de fixação, ferramentas e produtos químicos, acaba de lançar o Isotérmic. Trata-se de um impermeabilizante que, além de eliminar a possibilidade de infiltrações, tem capacidade de refletir mais de 40% do calor provocado pela incidência solar em telhados de empresas e galpões de fábricas.

Um estudo realizado pela Wurth aponta que um trabalhador submetido a uma temperatura de 32ºC a 41ºC pode desenvolver uma série de problemas para sua saúde, tais como cãimbras, esgotamento e fadiga térmica. Já temperaturas acima de 41ºC são ainda mais perigosas, podendo provocar, inclusive, danos cerebrais.

Além da questão da saúde do trabalhador, outro fator que preocupa as empresas é a queda na produtividade e o aumento no número de acidentes de trabalho, faltas e afastamento por doenças provocadas pelo excesso de calor. O mesmo estudo mostra que a uma temperatura de 35ºC, facilmente atingida dentro um galpão em um dia de verão, a perda de produtividade é de 45%. A 37°C esse percentual chega a 67%.

Com tecnologia nacional, o Isotérmic pode ser aplicado em coberturas metálicas, de fibrocimento, concreto pré-moldado, cerâmicas ou ainda em tanques de armazenamento e silos metálicos e de alvenaria. Por se tratar de um revestimento externo, não é necessária a paralisação das atividades da empresa.

“O Isotérmic é resultado de uma demanda do mercado por um produto que fosse capaz de impermeabilizar e ao mesmo tempo diminuir a temperatura do ambiente. Mas conseguimos mais que isso. Desenvolvemos um produto que também funciona como um isolante acústico, resistente a corrosão e impactos e não é inflamável”, explica Edinei Biancardi, gerente da divisão de produtos voltados para arquitetura e construção.

Outro impermeabilizante produzido pela Wurth do Brasil é o Isolastic, mais voltado para cobertura de lajes, caixa d’água, alvenaria, telhas e paredes externas. Com aplicação prática e ótimo acabamento, ele substitui a manta asfáltica, método arcaico de impermeabilização. O produto consiste em uma resina acrílica branca e é aplicado como se estivesse pintando o local, com rolo de pintura ou de borracha, proporcionando redução de mão-de-obra e prevenindo a saúde do aplicador.

Entre suas principais vantagens está a resistência ao tráfego de pessoas sobre a superfície, a absorção das dilatações e movimentos da obra e a resistência ao envelhecimento. Além disso, após a cura, o Isolastic pode ser revestido com cimento, contra-piso e tinta látex.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui