Kodak

AkzoNobel Packaging Coatings lança revestimento com tecnologia UV

15/09/2008 - 00:09
Em iniciativa pioneira no setor, empresa traz ao Brasil produto amigável ao ambiente e que gera ganho de produtividade.

A AkzoNobel Packaging Coatings traz ao Brasil a tecnologia para revestimento externo de cura (secagem) por radiação ultravioleta (UV), desenvolvida para oferecer mais proteção às embalagens metálicas e agregar valor aos produtos de seus clientes, com uma série de benefícios, como melhor adequação ambiental e economia de energia.

“Estamos sempre estudando a melhor forma de oferecer produtos de alta tecnologia para nossos clientes e o revestimento UV reforça esse posicionamento. Trata-se de um produto que traz ganho de produtividade e economia de custos aos clientes, tornando-os ainda mais competitivos”, afirma Maurício Gasperini, diretor de marketing da AkzoNobel Packaging Coatings.

O verniz ultravioleta oferece uma gama de benefícios em um só produto e marca a entrada do mercado de revestimento nacional numa nova etapa. Entre suas vantagens está a eliminação de solventes na composição, resultando em menos dano ao ambiente. Além disso, o novo revestimento permite a redução do comprimento das linhas de aplicação, de energia e aumento de produtividade.

“O processo de cura por radiação UV ocorre em fração de segundos, enquanto no processo tradicional leva-se cerca de 10 minutos a altas temperaturas. Conseqüentemente, pode-se utilizar um espaço físico menor, menos energia e produzir muito mais em menor tempo”, afirma o diretor.

No que diz respeito à produção do verniz UV, a AkzoNobel Packaging Coatings é a primeira empresa a trazer ao Brasil duas tecnologias: a radical livre e a catiônica. A primeira é um verniz com boa resistência química, que apresenta um filme de maior dureza e por essa razão é ideal para embalagens técnicas, como tintas e produtos químicos. Por sua vez, a catiônica apresenta maior flexibilidade e, conseqüentemente, é ideal para o uso em embalagens de formatos mais complexos, além de embalagens que precisem passar por processamento ou esterilização, tais como aerossóis processáveis.

“Os novos produtos já estarão disponíveis para os nossos clientes em todo o País. Queremos confirmar, dessa forma, a liderança da AkzoNobel Packaging Coatings e ocupar pelo menos 50% do mercado total de UV até 2012”, analisa Gasperini, ao acrescentar que a empresa tem conhecimento global em tecnologia UV, uma vez que o grupo AkzoNobel é líder nesse segmento.

Para que seja possível implementar a tecnologia de forma rápida e que atenda às necessidades dos seus clientes, a AkzoNobel Packaging Coatings desenvolveu um programa de treinamento para seus vendedores e equipe técnica, que oferecerá assistência especializada aos fabricantes de embalagens.

Sobre a AkzoNobel Packaging Coatings:
A AkzoNobel Packaging Coatings é parte da divisão de revestimentos de Alta Performance da holandesa AkzoNobel, empresa líder no segmento. Com sede em Santo André (SP), a AkzoNobel Packaging Coatings desenvolve esmaltes e vernizes para proteção interna e externa de embalagens metálicas dos mais diversos ramos de atuação, como alimentício, higiene pessoal, bebidas, tintas e produtos químicos em geral. Os seus produtos são inovadores e dotados de tecnologia de ponta.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui