Kodak

Metrics leva tecnologia à Drupa

05/03/2008 - 00:03
A Metrics Sistemas de Informação, líder em soluções de gestão integrada (ERP) para a indústria gráfica e de embalagens, acaba de definir sua participação na maior feira e congresso internacional do setor gráfico – a Drupa 2008, que acontece em Dusseldorf, na Alemanha, entre 29 de maio e 11 de junho, reunindo os mais importantes fornecedores mundiais de serviços e insumos para a indústria gráfica.

Empresa de software 100% nacional com presença em seis países e uma subsidiária no México, a Metrics foi admitida pela Drupa como a primeira companhia brasileira a participar do Drupa Inovation Park (DIP), um espaço especialmente criado para receber empresas cuja tecnologia supera em inovação a média da indústria mundial. No DIP, a expectativa da Metrics é tornar internacionalmente conhecida a sua nova geração de tecnologia que está entre as primeiras do mundo a incorporar o padrão JDF (Job Definition Format), um protocolo de comunicação baseado em padrões abertos, que acaba com a incompatibilidade entre os diversos dispositivos industriais e softwares que compõem a manufatura gráfica.

Além de apresentar as conquistas de seu laboratório de P&D no espaço da inovação, a Metrics investiu cerca de US$ 110 mil para instalar um estande próprio na área de exposição comercial do evento, onde irá disputar a atenção com algumas das maiores empresas globais de tecnologia de gestão para manufatura e automação de processos no segmento. “Depois de consolidada a nossa posição na América Latina, queremos transformar a Drupa no nosso primeiro contato direto com o grande mercado europeu, que passa a ser nossa prioridade em termos de mercado externo a partir deste exercício”, afirma Osmar Barbosa, presidente da Metrics.

Na Drupa 2008, a Metrics apresenta a nova versão da sua Plataforma Integrada de Gestão Metrics M3, que reúne todo o arsenal de TI para alinhar o planejamento e controle da produção com as visões de negócio e administração de uma manufatura. A plataforma é integralmente composta de abordagens gráfico-intuitivas da empresa, permitindo literalmente “enxergar” os diversos componentes e passos do processo produtivo e comercial em real-time. Com isto, permite realizar intervenções de negócio “a quente” (ou seja, em plena operação), em qualquer passo do processo, com base em ferramentas de análise de produtividade e performance otimizada.

Uma das principais novidades da plataforma está no novo modelo de entrega das informações para o usuário, baseada em web-services, o que, na prática, significa o alinhamento de toda a operação em um ambiente único, flexível e de alta disponibilidade que é o ambiente da Internet.

Associado a este modelo web, o novo Metrics M3 dispõe de um amplo ferramental de interação entre os profissionais envolvidos no ecossistema de produção. Com isto, explica Osmar Barbosa, “a Metrics se posiciona entre as primeiras empresas de software industrial do mundo a atingir o ambiente de planejamento colaborativo, um patamar que vem sendo perseguido a duras penas pelas empresas de Europa, EUA e Ásia”.

Além destas inovações, a nova Plataforma de Gestão da Metrics foi projetada para absorver o novo padrão JDF (Job Definition Format) de comunicação entre máquinas industriais e softwares de diferentes fabricantes e tecnologias heterogêneas, alinhando-se assim ao esforço que vem sendo conduzido pelas associações técnicas do setor. “Com a introdução do padrão JDF, eliminamos um dos maiores obstáculos da automação de chão de fábrica, que é a coexistência de máquinas e processos heterogêneos e muitas vezes incompatíveis entre si. Com isto, nossa plataforma harmoniza todo processo numa esteira de produção única e viabiliza o controle automático de máquinas, pessoas e materiais a partir de um painel integrado e de fácil utilização”, assinala Barbosa.

A plataforma Metrics M3 é também a primeira do mercado a trazer integrado um módulo de CRM pelo qual o cliente pode também acompanhar o andamento dos seus jobs via web. Para completar, o sistema assimila um módulo de BI (Business Intelligence) que permite a supervisão da empresa segundo suas diversas abordagens de negócio.

A Metrics Sistemas de Informações é hoje reconhecida como principal fornecedor de tecnologia de gestão para a indústria gráfica no Brasil e uma das mais atuantes em nível de América Latina. Os diferentes módulos de sua solução estão instalados em mais de 180 empresas no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. A Metrics está presente também no mercado Mexicano, onde inaugurou recentemente uma subsidiária para garantir sua expansão nos países circunvizinhos e iniciar um trabalho de entrada no mercado norte-americano.

Entre os grandes cases de aplicação da tecnologia Metrics estão a gestão de toda operação industrial da Editora Abril, envolvendo a publicação de milhões de revistas semanais com mais de 200 títulos diferentes. Além de empresas como Editora Globo, Posigraf, Ediouro, Antilhas, bem como os maiores grupos de impressão mundiais RR Donnelley e Quebecor.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui