Kodak

Parceiro na qualidade e na inovação

08/09/2008 - 00:09
Mais e mais empresas gráficas começaram a apreciar o que o IQM (SistemaInteligente de Gestão da Qualidade) tem para oferecer. Este sistema de gestão da qualidade contribui para a melhoria do processo de produção, uso de matérias-primas e eficiência de recursos humanos, e da qualidade dos produtos, analisando características de produção.

A Q.I. Press Controls trabalha constantemente para melhorar e expandir este sistema, com a colaboração de nossos clientes. O New York Times (E.U.A.) e Hoekstra Boom (NL) são alguns dos clientes que recentemente decidiram investir no IQM, a fim de melhorar a qualidade de seu processo de impressão.

As razões pelas quais nossos clientes escolhem o IQM são muito diversas. Todas as plantas de impressão têm os seus próprios layouts e especificações, e também suas próprias opiniões quanto à "qualidade". Isto torna a flexibilidade e nossa capacidade de ouvir os clientes, muito importantes. O New York Times investiu no IQM para poder controlar os resultados da produção de seu conjunto maquinário, na sua totalidade. Seu Departamento de qualidade, verifica o resultado do impresso, os relatórios por unidade e por grupo de impressoras. Além disso, uma versão especial do IRS com câmeras motorizadas foi instalado aqui, de maneira que uma câmera é suficiente para medir o fan-out e os registros de placas-aplaca Hoekstra Boom adquiriu o IQM com vários objectivos, sendo o principal deles, a redução dos resíduos, otimizando seus processos. A empresa também pretende melhorar seu processo de produção global. Tanto o pacote básico do IQM como os módulos adicionais, geram relatórios de gestão fáceis de ler, provendo dados detalhados sobre a produção de resíduos, uptime, e da qualidade dos produtos individuais.

A importância da otimização do funcionamento do equipamento fala por si, mas o mais importante elo no seu processo de impressão pode ser sua equipe de impressores. O novo módulo “IQM desempenho por turnos”, permite-lhe controlar e comparar o desempenho de sua equipe de impressão. Você pode adaptar a composição de seu time de impressores e gerar um planejamento de horários utilizando uma interface amigável.

Um relatório é gerado imediatamente ao término de um turno, isto possibilita a comparação do qualidade do produto real com a avaliação de qualidade visual de sua equipe de imprenssão. Ou para identificar os tipos de erros cometidos e planejar treinamentos e programas de aperfeiçoamento.

Quem trabalha com impressoras gráficas está familiarizado com ganho pontual. Isto é um efeito natural que ocorre quando a tinta é transferida da blanqueta de borracha para o papel. O tamanho do ponto da imagem impressa é alargado devido às propriedades naturais do papel, resultando em cores diferentes.

Embora isso não possa ser evitado, pode agora ser controlado. O sistema de controle de cor IDS, mede a cor do papel impresso e calcula o efeito do ganho pontual na web. O IQM lhe apresenta gráficos ISO, de modo que, após a impressão, você possa estudar a quantidade de ganho pontual medido por bobina e por cada lado do papel. Essas são informações vitais que podem ajudar seu departamento de pré-impressão a garantir que o ganho de ponto seja consideravelmente reduzido.

Assim como o ganho pontual, fan-out é um efeito natural, criado quando um líquido, como a tinta ou a água é absorvida pelo papel. O documento irá expandir-se, resultando em erros de registo de até 1 milímetro. Isso é muito, considerando que a tolerância máxima de erros de registro é de aprox. 0,15 milímetros. Uma das mais recentes inovações incorporadas ao mRC é a possibilidade de automatizar o controle de fan-out. Jatos de ar comprimem o papel, por assim dizer, para compensar a expansão do papel. Durante a produção, o IQM mostra o comportamento do fan-out medido, e as correções implementadas pelo sistema. As diferenças de registro sobre as várias placas devido à expansão do papel podem ser lidas a qualquer momento. Estes dados permitem a otimização do processo de impressão.

Com o sistema automático de controle de registo mRC, é possível detectar erros de chapa, além de registrar a cor e o fan-out. Desgaste e defeitos na impressora podem levar à instalação incorreta de chapas de impressão sobre os cilindros. Isso inicialmente pode não ser visível a olho nu, mas pode levar a erros de registro durante a produção.

O IQM permite verificar a existência de diferenças entre as marcas de registro em diferentes posições na chapa para que você possa imediatamente reconhecer os erros e tomar medidas corretivas.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui