Kodak

Fábrica da Klabin no PR atinge marca histórica

02/09/2008 - 00:09
No último dia 25, a Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), atingiu o marco histórico de 20 milhões de toneladas (líquidas) de papel produzidas. Trata-se de mais uma conquista relevante desse parque industrial que faz parte da trajetória da industrialização brasileira e que, com suas expansões, se situa hoje entre as dez maiores fábricas de papel do mundo. “Mais do que um número, essa conquista é motivo de orgulho para todos os funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, para a comunidade de Telêmaco Borba e para o País”, afirma Arthur Canhisares, diretor industrial da Unidade.

A Unidade, inaugurada em 1945, possibilitou uma produção de papel e celulose numa escala até então inédita no País. Já em 1946 a produção atingia 40 mil toneladas de papel. Nos anos 1950, década marcada pela consolidação do empreendimento, foram produzidas 85 mil toneladas de papel/ano. O crescimento era contínuo e, em 1963, foi inaugurada a máquina de papel 6, considerada a maior máquina de papel imprensa da América Latina. Na época, supria 80% do mercado nacional. Neste mesmo ano, a Klabin alcançou a marca de 175 mil toneladas de papel fabricadas. Em 1978, foi instalada a máquina de papel número 7 e a produção anual chegou a 350 mil toneladas.

Como resultado de expansões fabril e florestal, a Klabin atingiu a produção de meio milhão de toneladas em 1988. A década de 90 e o novo milênio foram marcados pela busca do aprimoramento tecnológico e ganhos de produtividade aliados à qualidade e desenvolvimento socioambiental. O novo grande salto de produção ocorreu a partir do ano passado, com o Projeto MA-1100, que recebeu investimentos de R$ 2,2 bilhões. Ele possibilitou a instalação da Máquina de Papel nº 9, a mais moderna máquina de cartões do mundo, que iniciou sua produção em outubro de 2007. Hoje a produção da Unidade é de 1,1 milhão de toneladas de papéis/ano.

Além da marca histórica de produção de 20 milhões de toneladas, graças a investimentos constantes em meio ambiente a Unidade é hoje reconhecida como “fábrica ecológica”, resultado de um modelo que permite conciliar a produção de riquezas com geração de bem-estar social, sem comprometer o futuro da espécie humana e do planeta. Somente o Projeto MA-1100 investiu R$ 300 milhões em melhorias ambientais.

Dentre elas, destaca-se a nova ETE - Estação de Tratamento de Efluentes que é dotada da tecnologia mais avançada disponível para o tratamento de efluentes, chamada de ultrafiltração. O sistema é capaz de devolver ao rio Tibagi a água utilizada na produção em estado de pureza superior ao do momento da retirada. Também foi instalada uma nova Caldeira a Biomassa, que proporciona o aproveitamento integral de resíduos de operação florestal, reduzindo os resíduos sólidos das indústrias ligadas ao beneficiamento da madeira de Telêmaco Borba e diminuindo o consumo de óleo em 20 mil toneladas por ano. Outros destaques da fábrica são o novo Turbogerador, que produz energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 250 mil habitantes e eleva para 70% a auto-suficiência energética da Klabin.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui