Kodak

Receita publicitária de jornais cresce 20o 1º semestre

29/08/2008 - 00:08
A receita publicitária dos jornais atingiu R$ 1,6 bilhão no primeiro semestre de 2008, com crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número também permitiu que os jornais aumentassem sua participação no bolo publicitário do País, mesmo com o crescimento do mercado como um todo.

De acordo com o Projeto Inter-Meios, entre janeiro e junho deste ano, todos os meios de comunicação faturaram R$ 9,5 bilhões com publicidade, com crescimento de 16,3% sobre o mesmo período de 2007. Os jornais respondem por 17,2% desse total em 2008. No primeiro trimestre de 2007, a participação ficou em 16,7%.

Segundo a Associação Nacional do Jornais (ANJ) o aumento de participação num mercado já em alta deveu-se a estratégias bem-sucedidas do setor no momento de crescimento da economia. Entre elas estão os preços competitivos para agências e anunciantes, formatos criativos de propaganda e crescimento de circulação de 8,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC).

Além disso, o crescimento dos mercados imobiliário e automotivo também impulsionaram os números recordes do setor e a tendência de alta já verificada em 2007.

Com a desaceleração do ritmo de crescimento previsto para o segundo semestre, a ANJ espera que, até o fim do ano, continue havendo incremento na receita, mas em percentuais menores. De acordo com a entidade, as empresas da área conseguiram recuperar o terreno perdido no início da década e têm aproveitado o bom momento para se fortalecer.

Outros setores da comunicação também apresentaram alta em suas receitas no primeiro semestre deste ano. Fonte: Folha de São Paulo, quarta-feira 27 de agosto.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui