Kodak

7º Prêmio Max Feffer de Design Gráfico

26/08/2008 - 00:08
7º Prêmio Max Feffer de Design Gráfico No dia 21 de agosto, a Suzano Papel e Celulose anunciou o lançamento da 7ª edição do Prêmio Max Feffer de Design Gráfico. Considerado a premiação em dinheiro de maior valor deste mercado, o Prêmio Max Feffer foi criado com o objetivo de reconhecer o talento e valorizar trabalhos desenvolvidos pelos profissionais brasileiros que transformam papel em arte.

Dividido em cinco categorias - embalagem, promocional, editorial, miscelânea e estudantes -, serão premiados os três primeiros colocados de cada uma das cinco categorias. O prazo para inscrição dos trabalhos vai até 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.premiomaxfeffer.com.br.

A 7ª edição tem como principal novidade a ampliação do mix de produtos para execução dos trabalhos. “A premiação chega no melhor momento possível, pois design está cada vez valorizado. No passado, a categoria de design gráfico não teve o reconhecimento esperado e isso está mudando para melhor. Sentimos que precisávamos dar mais amplitude, uma maior versatilidade e flexibilidade ao designers para que eles pudessem efetivamente abrir toda a sua criatividade e arte tendo um portfólio mais amplo de produtos. Por isso nesta edição, diferentemente das outras só podia inscrever trabalhos produzidos com três produtos da Suzano, o Reciclato, o Supremo Alta Alvura e Duo Design, abrimos para a linha papéis revestidos, não revestidos, papelcartão e também papéis cortados incluindo obviamente o Reciclato. Essa é uma das grande novidades. Sem dúvida nenhuma, a mudança elevará ainda mais o nível das peças. Apostamos novamente na categoria estudantes que foi lançada o ano passado a dá a oportunidade para jovens talentos. Outra aposta significativa é no corpo de jurados, altamente qualificado, que é um dos segredos que elevam o Prêmio Max Feffer”, fala Gustavo Couto, gerente de marketing da Suzano.

Entre as novidades da sexta edição está também a estréia do designer gráfico Ronald Capaz como curador da premiação, que contou com a participação de Gilberto Strunck, entre 2004 e 2006, e Helga Miethke, em 2007. Sócio-titular, fundador e head-designer da Oz Design, Kapaz foi um dos responsáveis pela criação da Associação dos Designers Gráficos (ADG).

Com o mote “A arte de equilibrar razão e emoção”, proposto por Kapaz, essa edição convida o designer a vir pintar o sete. “É um prazer participar da premiação que permite uma promoção dupla de interesses que é o da Suzano como empresa e o interesse da categoria dos designers gráficos como um todo. Após definimos o corpo de jurados, buscando os profissionais mais bem conceituados no mercado, escolhendo aqueles que têm uma abrangência maior de vocação, contemplamos a diversidade de olhares e atendemos todo o espectro de produtos que receberemos. O design, a princípio, é uma disciplina é ampla. Ela tem a versatilidade que determina um olhar plural. Como responsável pelo júri, acompanharei o processo de julgamento dos trabalhos e friso que a Suzano não interfere em nada no julgamento. O grande mérito da Suzano é que ela não participa, influencia na decisão dos jurados que é soberana. O critério de analise é exclusivamente técnico. Definimos a razão e emoção como o tema desse ano, pois procuramos enfatizar que toda peça de designer é uma peça de comunicação portanto possui linguagem e ela é composta de cores, texto, imagens. O desafio do designer gráfico é equilibrar razão e emoção à mensagem e ao conteúdo. A razão e a emoção são permanentemente o conflito e o território por onde passeia o designer gráfico. Depois de avaliar os vencedores das categorias há também, no escopo do prêmio, a escolha de uma peça emblemática, aquela que transcende, o ícone da sétima edição do prêmio”, fala Kapaz.

No ano passado, a Suzano teve recorde de inscrições com cerca de mil peças participantes, contra 830 em 2006, 780 em 2005, 630 em 2004, outras 450 em 2003 e 600 na primeira edição. "O aumento do número de participantes indica não só o alcance da premiação, mas também a crescente aplicação dos papéis Suzano nos trabalhos gráficos”, afirma Couto. Formulado seguindo as diretrizes do International Council Of Graphic Designers Association (Icograda), o Prêmio tem o júri composto por renomados profissionais do design gráfico e conta, desde o ano passado com uma categoria voltada a estudantes.

Com padrão internacional, o Prêmio Max Feffer de Design Gráfico foi formulado seguindo as diretrizes do International Council Of Graphic Designers Association (Icograda) e ainda conta com o apoio de mídia do Grupo Propaganda & Marketing. Entre os demais apoiadores estão também o Grupo Abril, Arc Design, ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, CCPR - Centro de Criação do Paraná, Centro de Design Paraná, ABEDesign - Associação Brasileira das Empresas de Design; apDesign, Abigraf, Senai, Abrasca, ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, Adegraf, APD - Associação Profissional dos Designers de Pernambuco, Ampro - Associação de Marketing Promocional e Abemd - Associação Brasileira de Marketing Direto.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui