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Projeto Jornal e Educação é investimento em novos leitores

21/08/2008 - 00:08
Foi divulgada nesta terça-feira no Painel do Comitê de Responsabilidade Social da ANJ, no 7º Congresso Brasileiro de Jornais, a pesquisa realizada pela John Snow Brasil, com a avaliação do Projeto Jornal e Educação e sua sustentabilidade de negócio.

Miguel Fontes, Diretor da John Snow Brasil, de Brasília, frisou a importância dos Projetos Jornal e Educação como um investimento social privado, na formação de novos leitores, e não como filantropia sem critérios comerciais. “A demanda não é como há 30 anos, que se substituía ao longo do tempo. Temos que acompanhar a transição social brasileira, em especial a demográfica”, explicou Fontes. Segundo o diretor da John Snow Brasil, o maior segmento da população é formado por jovens de 15 a 24 anos, o futuro mercado leitor dos jornais. Um ponto fundamental para as empresas jornalísticas é conquistar esses jovens, pois a transferência demográfica os tornará a maioria em poucos anos, quando as classes B e C diminuirão consideravelmente o número de nascimentos, e, assim, a produção de novos leitores.

A pesquisa, que trabalhou com 14 grupos focais de educadores e alunos, em 7 cidades, ainda não foi capaz de estabelecer uma relação matemática entre o dinheiro investido pelos jornais na educação e o retorno financeiro com circulação e publicidade, mas chegou a conclusões que apontam um rumo a ser tomado pelos jornais, tanto no quesito de agregação de novos leitores, quanto de qualidade editorial. Alunos e educadores aprovaram os resultados concretos como a melhora das notas em sala de aula, mas também pediram por novas iniciativas, como uma adaptação do tamanho e do design do jornal para facilitar a leitura, a publicação de notícias locais que reflitam a realidade dos leitores e notícias menos sensacionalistas, com apresentações de soluções.

Fontes frisou a relação direta entre a cidadania democrática e o crescimento do poder aquisitivo do leitor, que aumenta sua renda conforme adquire direitos básicos como educação, saúde e segurança. A melhora dos hábitos de leitura, a motivação do aluno a freqüentar as aulas e a socialização e a inclusão social dos alunos beneficiados pelo Projeto Jornal e Educação, conclusões da pesquisa apresentada no painel, contribuiriam, segundo Fortes, para a formação de um novo e reforçado mercado leitor, com poder aquisitivo e leitura crítica. Fonte: www.anj.org.br.

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