Kodak

Professores do Senai falam de suas experiências na Drupa

21/08/2008 - 00:08
Fiel à sua meta de oferecer ao mercado gráfico brasileiro o que há de mais moderno e importante acontecendo no mundo, a Heidelberg firmou, há quase oito anos, uma parceria com o SENAI e mantém, na Escola Theobaldo de Nigris, a PMA - Print Media Academy. Com cursos, treinamentos e trocas de informação e experiências, a PMA oferece aos alunos a possibilidade de verem de perto e aprenderem a utilizar as mais novas tecnologias disponíveis no mercado gráfico.

Para permitir essa tecnologia chegue a todos os professores e alunos do SENAI, a Heidelberg do Brasil levou para a drupa, em Dusseldorf, Alemanha, dois profissionais, Simone Ferrarese e Elcio de Sousa, coordenadores técnicos da Escola de Artes Gráficas Theobaldo de Nigris.

Para Simone Ferrarese, coordenadora técnica da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e responsável pelos cursos de graduação e pós-graduação, “a preocupação recorrente com o aumento da produtividade” foi um dos fatores que mais chamaram a atenção. Para ela, “os equipamentos de impressão e acabamento com sistemas cada vez mais velozes, automatizados integrados e a tendência ao VLF (very large format) foram uma amostra de busca pela otimização dos processos”.

Na análise de Élcio de Sousa, coordenador técnico dos cursos de Artes Gráficas, os lançamentos de impressoras digitais para produção de livros em alta velocidade e impressoras offset com acabamento in-line mostram “um grande avanço das tecnologias de impressão digital”. Outro fator que para ele merece destaque é a “entrada do sistema de impressão offset na impressão de embalagens flexíveis”.

O Brasil, para os professores, é um país que tem tudo para se manter atualizado tecnologicamente, por causa do considerável número de empresários brasileiros que marcou presença na drupa. Outra coisa que chamou a atenção dos professores foi a preocupação ecológica: “importar a tecnologia de impressão ecologicamente correta já é fato presente no mercado gráfico brasileiro, porém, ainda tem muito espaço para crescer”, diz Ferrarese.

A visita possibilitou aos professores do SENAI elaborarem aulas com informações detalhadas sobre tudo o que a feira apresentou. Na drupa, tiveram contatos com vários profissionais, somando experiências que são de extrema importância para capacitar seus estudantes. Materiais de áudio e vídeo produzidos na drupa também serão utilizados como material didático para outros professores da escola. “Para o Curso Superior de Tecnologia em Produção Gráfica foi realizada uma aula inaugural com a apresentação das tendências e principais tecnologias lançadas na feira”, conclui Simone.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui