Kodak

Adobe lança Photoshop Lightroom 2

18/08/2008 - 00:08
A Adobe Systems Incorporated anuncia o software Adobe Photoshop Lightroom 2, a ferramenta indispensável para o fotógrafo gerenciar, ajustar e apresentar grandes volumes de fotografias digitais. Com novas melhorias como suporte a dois monitores, avanços radicais na correção localizada não destrutiva de imagens, e capacidades de pesquisa aperfeiçoadas, o Lightroom 2 é uma atualização atraente que simplifica a fotografia, da captura à finalização. Como primeira aplicação da Adobe com suporte para 64-bits em computadores Mac OS X 10.5 com processadores Intel e sistemas operacionais Microsoft Windows Vista de 64 bits, o Lightroom 2 também oferece desempenho aprimorado de memória para lidar com imagens de grande formato.

"Uma comunidade mundial de fotógrafos nos passou sua perspectiva e feedback valiosos sobre o produto, como parte do programa beta público do Lightroom 2, o que nos ajudou a oferecer um produto melhor", diz Tom Hogart gerente de produto sênior da Adobe para o Lightroom e Camera Raw. "Avaliamos suas solicitações, que nos ajudaram a desenvolver recursos úteis que tornam mais fácil do que nunca para nossos clientes rapidamente refinarem, aprimorarem e apresentarem fotos fantásticas".

O módulo aperfeiçoado de Biblioteca (Library) no Lightroom 2 ajuda a simplificar e acelerar os fluxos de trabalho dos fotógrafos. Com a capacidade de organizar visualmente imagens em diversos discos rígidos, o Lightroom 2 e sua poderosa barra de filtros de biblioteca (Library Filter Bar), torna fácil encontrar rapidamente a imagem de que os usuários precisam. O recurso de palavras-chave sugeridas (Suggested Keywords) ajuda os fotógrafos a marcarem suas imagens com sugestões inteligentes baseadas em identificações anteriores. O novo suporte a monitor duplo permite aos usuários expandirem seu espaço de trabalho, dando-lhes flexibilidade para editar e organizar as imagens de uma forma que maximiza a utilidade de uma tela adicional.

No módulo de Desenvolvimento (Develop), o novo Pincel de Ajuste Local (Local Adjustment Brush) permite aos fotógrafos corrigirem áreas específicas de uma imagem para ajustar com precisão a cor, a exposição e faixa tonal sem afetar outras áreas da imagem. O novo Filtro Graduado (Graduated Filter) amplia a caixa de ferramentas no Lightroom, permitindo edições de áreas maiores ao aplicar efeitos de ajuste que diminuem ou aumentam gradualmente, como exposição, claridade e saturação, isolados ou em qualquer combinação. O Lightroom 2 também ajuda os fotógrafos a imprimirem de forma mais eficiente ao organizar rapidamente fotos de múltiplos tamanhos em uma ou várias páginas, com gabaritos flexíveis e personalizáveis, para melhorar o rendimento de papel e tinta. Algoritmos inteligentes determinam automaticamente o foco ideal para tela ou impressão, produzindo imagens mais nítidas mais rápido. Os desenvolvedores podem ampliar ainda mais o fluxo de trabalho do Lightroom com Kits de Desenvolvimento Software para a Web, Exportação e Metadados, disponíveis em Adobe Developer Connection, http://www.adobe.com/devnet/.

A nova tecnologia raw (n.t.: arquivos brutos, como foram registrados pelo sensor da câmera digital, sem correção nem compactação) dá aos fotógrafos acesso a perfis de câmera flexíveis. Perfis de câmeras são o ponto de partida visual para o fluxo de trabalho de processamento de imagens raw, mas as preferências de imagem variam para cada fotógrafo. Para minimizar surpresas, a Adobe está fornecendo perfis de câmera padrão que emulam de forma muito semelhante a aparência visual que os fotógrafos estão acostumados a ver a partir de sua câmera favorita, ao mesmo tempo que oferece a capacidade de criar perfis altamente personalizados para atender diferentes preferências. Os perfis de câmera estão disponíveis para dowload imediato em Adobe Labs (http://labs.adobe.com) para uso com o Lightroom 2 e Camer Raw 4.5, juntamente com o Editor de Perfil DNG para que a comunidade teste e crie seus próprios perfis.

O plug-in Adobe Camera Raw 4.5 e o DNG Converter 4.5 também estão disponíveis em Adobe.com e têm suporte para mais de 190 modelos de câmeras, inclusive as Olympus modelos E 420 e E 520.

"Uma das principais razões pelas quais o Lightroom tornou-se um fenômeno entre os fotógrafos profissionais é que a Adobe o construiu com informações de uma comunidade de usuários que se expressa bastante", diz Scott Kelby, presidente da Associação Nacional de Profissionais de Photoshop (National Association of Photoshop Professionals - NAPP). "A Adobe realmente escuta as questões e desafios que os fotógrafos de hoje enfrentam e eles construíram uma solução completa, que não apenas atende as necessidades dos fotógrafos; parece que foi feita para nós. As melhorias no Lightroom 2, juntamente com o poder do Photoshop, dá aos fotógrafos a liberdade definitiva para produzir imagens profissionais rapidamente".

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui