Kodak

International Paper promove concursos de redação e literário

12/08/2008 - 00:08
A International Paper (IP), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Mogi Guaçu, a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino de Mogi Mirim e a Diretoria de Ensino de Estiva Gerbi, municípios do interior de São Paulo, abriu inscrições para a 33ª edição do Concurso de Redação e 3ª edição do Concurso Literário. Ambos os concursos têm o objetivo de incentivar a leitura e a produção literária entre os alunos e os docentes da região, estimulando a reflexão sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Este ano, os dois concursos têm como tema "Os Biomas Brasileiros". Podem participar do Concurso de Redação alunos das 4ª séries (ou 5º ano para escolas com programa de nove anos), 8ª séries (ou 9º ano para escolas com programa de nove anos) do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, as inscrições estão abertas para estudantes das redes de ensino municipal, estadual e particular. No Concurso Literário, podem participar professores de todas as séries e de qualquer disciplina, coordenadores e diretores de escolas que atuem na Educação Básica da rede pública e privada nos referidos municípios.

Segundo o diretor de Sustentabilidade da IP no Brasil, Luís Fernando Madella, os concursos estão alinhados à política de responsabilidade social da empresa, que tem foco em ações nas áreas de educação e meio ambiente. "Queremos fomentar a consciência ecológica e colaborar com a formação de cidadãos socialmente responsáveis, que sejam multiplicadores dos princípios de sustentabilidade e respeito à natureza", afirma Madella.

Para participar dos concursos, as escolas deverão entrar em contato com as secretarias de educação de seus municípios e obter o regulamento. As instituições de ensino que fizerem a inscrição para o Concurso de Redação deverão enviar os alunos pré-selecionados para compor a redação no dia 9 de setembro. O local e horário serão definidos pelas Secretarias de Educação dos respectivos municípios. Para participar do Concurso Literário, os professores deverão entregar suas obras até o dia 1º de setembro, nas secretarias e diretorias de ensino de seu município.

As redações feitas pelos alunos e as obras literárias (poesia, conto, crônica ou fábula) apresentadas pelos educadores, serão avaliadas pelos critérios de originalidade, adequação ao tema, contexto, adequação da mensagem e gramática. No caso das redações, a análise é feita por uma comissão julgadora composta por representantes da educação, convidados pela Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino, além de um representante da International Paper. Já as obras literárias, serão avaliadas por uma banca examinadora composta por profissionais da área de Comunicação da cidade de Campinas, SP, contratados pela International Paper.

Os vencedores dos concursos serão convidados a participar de um Coquetel de Premiação, no dia 19 de setembro.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui