Kodak

Epson anuncia visão ambiental 2050

05/08/2008 - 00:08
O Grupo Seiko-Epson é mundialmente reconhecido pela preocupação ambiental em toda a sua trajetória. Há anos a empresa atua no desenvolvimento de ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, fazendo do conceito de sustentabilidade uma das premissas de sua atuação.

Ratificando essa preocupação, a Epson acaba de anunciar o projeto Visão Ambiental 2050, que prevê, entre outros temas, a diminuição significativa das emissões de CO2 geradas a partir dos processos de produção de suas fábricas, seguindo todo o ciclo de vida dos produtos que produz, assim como dos serviços que fornece, a fim de assegurar que todos os artigos de consumo venham a ser reutilizados ou reciclados, uma vez esgotado seu ciclo de vida.

O objetivo é diminuir as emissões de CO2 em 90% ao longo de todo desse ciclo, assim como reduzir a zero as outras emissões de gás que contribuem para o efeito estufa.

Ao longo dos próximos anos, a Epson trabalhará na busca de um modelo de negócio que proporcione um programa de reciclagem eficiente com o ambiente e que incida na reutilização dos produtos, além de arrendamento e aluguéis dos mesmos.

Outra meta é mobilizar um grupo de especialistas para cortar a metade o consumo de energia das plantas industriais do tipo “cleanroom". As plantas industriais limpas têm grandes necessidades de consumo de energia para manter suas instalações livres de partículas de pó, a fim de que elas não alcancem os componentes tecnológicos. Essas fábricas constituem a principal fonte direta de emissões de CO2 da Epson.

A empresa atuará ativamente em parceria com a criação de programas de reflorestamento, nos quais os colaboradores poderão participar voluntariamente on-line em relação às necessidades das comunidades nas quais a Epson opera.

“Este plano, cuja primeira fase tem 10 anos, implicará um grande esforço que envolverá toda a instituição. Estamos enviando ao mundo uma mensagem clara que aborda com seriedade os problemas que afetam a todos. Nosso objetivo está centrado em reduzir as emissões de CO2 no ciclo de vida de nossos produtos e serviços em 90%, até o ano 2050, em relação aos níveis atuais, para manter as emissões de CO2² abaixo da capacidade da Terra. Convidamos formalmente todos os setores industriais a unir-se a nós na busca de soluções para fazer frente à mudança climática.

A inovação tecnológica dos produtos Epson é um fator chave que a sociedade possa reduzir o consumo de energia. A empresa diminuiu em até 73% o consumo de energia de suas impressoras jato de tinta nos últimos 4 anos. No caso dos projetores, esse número foi de até 90%, os quais consomem, também, 90% menos que energia elétrica em relação a seus antecessores de 10 anos atrás.

Mais um dado importante é que a tecnologia Micro Piezo, desenvolvida pela Epson para seus cabeçotes de impressão de longa duração, reduz o consumo requerido em voltagem e corrente elétrica, o que repercute significativamente na diminuição do consumo de energia.

A Epson usa a mesma tecnologia para baixar o volume de matérias-primas na produção, por exemplo, de chips ou de qualquer outro componente eletrônico.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui