Kodak

Impressoras Komori ficam mais automatizadas e mais rápidas com o KHS-AI

15/07/2008 - 00:07
O novo sistema de iniciação rápida de impressão, inclusive para a alimentação de folhas na impressora, foi uma das principais inovações apresentadas pela Komori na Drupa. O KHS-AI torna ainda mais rápido o acerto da máquina e a troca de serviço, pois tem uma função de auto-aprendizado que memoriza qualquer mudança feita pelo operador. O novo sistema permite reduzir o consumo de uma média de 200 folhas por acerto para apenas 20. Uma impressora Komori com KHS-AI pode economizar, por exemplo, 1000 árvores por ano com a diminuição do desperdício de papel.

Outro destaque importante foi a Komori ser o único fabricante a ter em seu estande uma máquina rotativa de bobina com forno funcionando quatro vezes por dia, produzindo em 13 minutos 3 trabalhos distintos de 1.500 cópias cada um. A rotativa System 38S 16 páginas com dobradeira combinada, única de alta velocidade e pela primeira vez com o trocador de bobina automática da Komori, guia de fita e o controle de corte opera com a troca de serviço ainda mais rápida graças ao KHS-AI com Smart Sequence (sequenciamento inteligente), que permite a seleção para cada serviço de três fluxos automáticos pré-programados. A rotativa System 38S 16 páginas e cut-off de 625mm eleva o processo de acerto de impressoras rotativa offset a novos níveis de eficiência.

A Komori também foi o único fabricante a apresentar uma máquina offset com o processo cold foil acompanhado de gofragem (relevo) e vinco, simulando, portanto o processo de hot foil como um todo. A impressora Lithrone SX629 com cold foil (película de douração a frio) em linha, verniz UV e gravação em relevo, tem um formato máximo de folha maior, de 610 x 750 cm com área máxima de impressão de 585 x 740 cm, que é 12,5% mais larga que a do modelo LS29. Este modelo é a mais recente atualização da série LS29, as impressoras Komori mais bem-sucedidas desde seu lançamento na Ipex 2006.

O novo tamanho se enquadra nas especificações de diversos mercados, incluindo a América, onde se faz a impressão de até 6 páginas deste tamanho, o mais popular utilizado nos Estados Unidos. A maior área de impressão também é útil para adesivos, cartões pequenos, brochuras, capas de DVD e CD, etiquetas. Além de cold foil, verniz e gravação em relevo, outros valores extras podem ser agregados, como corte-e-vinco em linha. A impressora pode, é claro, ser usada convencionalmente com seis cores já que nem o cold foil nem as unidades de gravação em relevo precisam ser utilizadas em todos trabalhos.

A impressora Lithrone SX640 com verniz foi outro importante lançamento da Komori na Drupa. Ganhou velocidade de 18.000 folhas/h e tem um tamanho de folha maior, de 74 x 105 cm. Através do novo sistema de impressão rápido KHS-AI, tem uma troca de serviço ultra-rápido. Incorporou um novo sistema de verificação de qualidade de impressão, o PQA-S, que verifica a folha inline, cria uma memória digital da folha, e então cada folha subsequente é automaticamente comparada com os dados memorizados da primeira, o que permite a identificação da qualquer folha incorreta antes do processo de impressão. Também incorporou o videoscope, sistema de monitoramento que mostra em tempo real os detalhes da operação em zonas críticas do processo de impressão, permitindo o monitoramento simultâneo em tempo real das quatro zonas de ar mais críticas através das quais a folha passa. Dispõe ainda de um playback em câmara lenta, memória e ajuste no touch screen com a máquina em funcionamento.

A Komori também lançou na Drupa a versão em cinco cores do Spica 29P Perfector. Seguindo o sucesso da versão de quatro cores que a Komori Spica desfrutou desde seu lançamento em 2002, esta impressora tem ganhado a reputação de mais adaptável e capaz em sua classe e agora evolui de maneira a permitir que impressoras de todos os tamanhos agreguem imprimindo cores especiais através da quinta unidade. Impressora para gráficas pequenas, ainda beneficia-se do mesmo espaço ocupado pela máquina pequena embora tenha altos níveis de automação, que permite ao empresário gráfico entrar em novos mercados com uma alta competitividade.

A Spica está perfeitamente adaptada a um ambiente de serviços de demanda imediata e é totalmente compatível com workflows digitais. Para gráficas de pequeno porte que lidam com trabalhos de uma ou duas cores, a Spica é a impressora ideal para a transição para impressões em quatro ou cinco cores. Suas dimensões compactas e o fato de ocupar um pequeno espaço tornam a Spica ideal para gráficas de porte menor. Para gráficas de médio porte, a Spica é altamente adaptável a mudanças bruscas, quando o trabalho consiste em várias impressões de curta e media duração dos mais diversos tipos. Sua automação inclui colocação de chapas sem uso de ferramentas, troca de chapas automatizada, lavagem automática dos rolos de tinta e da blanqueta, bem como uma troca totalmente automática de impressão de frente para frente-e-verso em apenas 60 segundos.

As impressoras Komori, desde a Drupa, vêm integradas com o KHS-AI, o PQA-S e PQA-W, que asseguram altos níveis de controle de qualidade na produção, incluindo o controle de cores.

O sistema KHS-AI é a nova versão com auto-aprendizado do sistema de iniciação de impressão rápida KHS. Ele não só reduz o desperdício de páginas antes da impressão como garante um ajuste mais preciso da tinta, da água e dos registros. O sistema KHS foi inicialmente desenvolvido numa parceria entre a divisão de eletrônica da Komori e a Japan Printing Academy. Já o sistema KHS-AI foi projetado e construído pelos especialistas da Komori Eletronic Ltd. Na nova versão, o KHS-AI incorpora o Smart sequence (sequenciamento inteligente), software de inteligência automática que atualiza a impressora de maneira a garantir a mais alta qualidade até mesmo nas folhas de teste e quando há mudança de serviços cujos formatos são muito diferentes. O operador pode selecionar para cada ordem de serviço o melhor de três fluxos automáticos de configuração completa da máquina pré-programados, incluindo remoção de tinta, lavagem, entintagem, troca de chapas e ajuste automático. O operador pode escolher “início de produção”, “troca de serviço” ou “término de produção”. Parte da função do sistema KHS-AI é fornecer uma retroalimentação inteligente, que permite ao operador recalibrar as características da tinta em qualquer unidade com o simples apertar de uma tecla.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui