Kodak

APP China reforça compromisso com práticas

15/07/2008 - 00:07
A Asia Pulp & Paper (APP), uma das dez maiores fabricantes de celulose e papel no mundo, reforçou o seu compromisso para com as políticas de implementação de florestas sustentáveis e de consumo de água, ao apresentar na província de Hainan (China), o “Contrato de Papel com a China”, documento em que define publicamente iniciativas voltadas à proteção ambiental e responsabilidade social.

Liu Hanhong, gerente geral da unidade Hainan Jinhai Pulp & Paper Co., e Kou Wenzheng, vice- presidente da China Forestry Industry Association assinaram o documento “Contrato de Papel com a China”, que reúne 22 itens sobre práticas de plantio e produção, redução de energia, responsabilidade social e apoio ao desenvolvimento da comunidade local.

Pelo documento, a APP se compromete a adotar as seguintes ações em todas as empresas do grupo: economizar energia e reduzir emissões por meio do fortalecimento da proteção ambiental e contribuições focadas nas mudanças climáticas; apoiar o crescimento e o desenvolvimento econômico das comunidades locais, por meio da criação de empregos, construção de infra-estrutura rural, escolas básicas e treinamentos profissionais para os cidadãos da região; para o desenvolvimento de plantações sustentáveis, a APP China se comprometeu a seguir todas as leis e regulamentos nacionais, os quais já estão sendo incorporados às políticas internas de produção sustentável e ao sistema de gerenciamento das plantações. A empresa dará continuidade à realização de pesquisas em técnicas avançadas de plantio e cultivo nos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na China. Também irá definir áreas de plantio não governamentais autorizadas e, de acordo com as praticas de reflorestamento, vai ampliar a adoção de tecnologias que ampliem a produtividade para atender à crescente demanda por raw wood-fiber para o mercado chinês de papel e celulose, além de processar madeira utilizando ciclos científicos de rotação.

Pelo documento, fica acertado que apenas um sexto da plantação madura será colhida por ano. Depois da colheita da madeira, a APP China irá replantar todas as árvores que foram cortadas. O resto do plantio será preservado e continuará crescendo e amadurecendo para contribuir com o desenvolvimento sustentado.

A empresa continuará a colaborar ativamente com os institutos de pesquisas e universidades, ambas dentro e fora da China, para desenvolver novas formas de proteção ao plantio e à biodiversidade. O contrato especifica compromissos sobre a produção de papel verde, que incluem: consumir menos de 10 toneladas de água para cada tonelada de papel, não exceder o limite nove toneladas de água desperdiçadas para cada tonelada de papel, não exceder os níveis de emissão de COD de 0.61 kg por tonelada de papel, consumir menos de 28 toneladas de água por tonelada de celulose produzida.

O acordo não tem prazo de validade e toma como base sua extensão progressiva, atualização constante e a evolução das metas iniciais para assegurar padrões mais amplos de sustentabilidade e a divulgação dos progressos alcançados regularmente.

“É uma iniciativa de grande importância da APP China, que reafirma publicamente o seu constante compromisso com a responsabilidade ambiental e as práticas de sustentabilidade. Acreditamos que a atitude que tomamos agora possa dar o exemplo a outras grandes empresas chinesas do setor”, ressalta Geraldo Ferreira, gerente geral da APP Brasil.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui