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HP e GMC lançam grupo de impressão corporativa para mercado financeiro

14/07/2008 - 00:07
O conceito de comunicação transpromocional (TransPromo) ganha impulso no cenário internacional e começa a ser difundido no mercado brasileiro por iniciativa da BMK, GMC, HP e Print Laser, gigantes na oferta de soluções de comunicação digital para mercados transacionais e promocionais e em sistemas de imagem e impressão corporativa. Entre os principais focos, está o de prestar serviços a bancos e demais empresas do mercado financeiro e Telecom.

A expectativa é de explosão do mercado mundial de TransPromo com o uso crescente de cores digitais na impressão de documentos transacionais e com avanço dos equipamentos de impressão digital em termos de rapidez, custo e qualidade. Só no mercado brasileiro, a partir de investimentos de cerca de US$ 10 milhões, os associados do TransPromo Mídia Institute projetam faturar cerca de R$ 5 milhões mensais em apenas nos seis primeiros meses. Para Adriano Cardoso, gerente de negócios da GMC, as demanda de mercado é alta, especialmente no mercado financeiro. A expectativa é que a GMC, com o Transpromo, alcance 15% de seu faturamento mundial de US$ 30 milhões em 2007.

Pesquisa da InfoTrends mostra que a produção de TransPromo em full color digital na América do Norte foi de 1,62 bilhão de imagens em 2006, volume que deve atingir 21,72 bilhões de imagens até 2010. Em mercados emergentes, como China, Israel e Índia a demanda também cresce. Uma das que aderiram ao conceito de TransPromo é a israelense ONIYA SHAPIRA, especializada em marketing direto, responsável pela produção de 8 milhões de páginas de material postal em full color para um de seus principais clientes, a Cal (Israel Credits Cards). A empresa utiliza seis impressoras industriais HP Indigo w3250s e o software PrintNet da GMC, através do qual extrai dados do sistema de gestão de relacionamento com os clientes da Cal para desenvolver conteúdos personalizados.

Um dos principais diferenciais desse modelo de negócios e tornar despesa em receita. Aristeu Batista, diretor de um dos maiores centros de impressão da América Latina e sócio do TransPromo, lembra que bancos de grande porte no Brasil gastam mensalmente em documentos ou comunicados aos seus clientes (impressão mais correio) cerca de R$ 20 milhões. Com os serviços de do TransPromo, esse custo acaba. Pois, além de terceirizar toda essa operação, pode-se vender publicidade em espaços em branco nos documentos. Logo, Não apenas se paga mas gera receita.

O lançamento do TransPromo Mídia Institute no Brasil cria uma entidade referência para disseminação e educação ao mercado sobre o TransPromo, com modelo de negócios financeiramente sustentável para os anunciantes e os proprietários dos dados transacionais. Outro desafio é o de trazer para o mercado brasileiro os benefícios do marketing direto e do investimento em Database Marketing, para atribuir ao documento TransPromo a relevância que ele permite e fazer deste canal de comunicação uma eficiente mídia de relacionamento.

Considerado uma evolução da impressão transacional, o TransPromo é nova prática multicanal de marketing de relacionamento que oferece a oportunidade de incorporar mensagens de marketing em documentos transacionais, como boletos, faturas, extratos bancários, apólice de seguro e documentos financeiros em geral. Nesse sentido, o TransPromo utiliza documentos transacionais como mídia de comunicação. Por isso, vem sendo cada vez mais utilizada por profissionais da área de marketing como uma ferramenta de comunicação dirigida aos consumidores, para construir relacionamentos de longo prazo e influenciar comportamentos a fim de gerar vendas.

Meio mais freqüente de comunicação entre provedores de serviços e seus clientes, o documento transacional tem como apelo o fato de ser uma correspondência regularmente aguardada pelo consumidor. Assim, é sempre aberto e lido antes que outros documentos e, devido a sua natureza financeira, manipulado mais de uma vez nos processos de recepção, pagamento e arquivamento.

A possibilidade de gerenciar conteúdos, trabalhando em um único documento transacional os dados essenciais, de maneira assertiva, é um dos diferenciais do TransPromo. A solução permite personalizar a mensagem para cada um dos destinatários independentemente do volume de dados cadastrados. Outra vantagem é que o TransPromo permite a integração de todas as etapas de comunicação personalizada.

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