Kodak

Tupahue apresenta espaço in house no Senai

13/06/2008 - 00:06
No dia 19 de junho, a Tupahue, empresa especializada em tintas para impressão, apresenta o site de capacitação na gestão da tinta dentro da Escola Senai de Artes Gráficas Theobaldo De Nigris. O evento contará com a palestra Como vencer o desafio da qualificação da mão-de-obra no Brasil, ministrada por Eudes Scarpeta, especialista em processos gráficos e diretor industrial da Plasfan Indústria e Comércio de Plásticos.

O espaço reproduz o que é uma casa de tintas dentro de uma empresa de embalagens. Nele, os alunos da Theobaldo De Nigris, bem como funcionários e clientes da Tupahue, podem aprender na prática como administrar a tinta, desde o controle inteligente do estoque, recuperação adequada das tintas já utilizadas, até a formulação controlada e documentada de cores. Tudo isso a partir de duas ferramentas básicas: um software de gestão da tinta e uma unidade de mistura (balança e mexedor), trabalhando com tintas monopigmentadas ou pastas.

O objetivo da parceria com o Senai, segundo Nércio de Tomazo Filho, diretor industrial da Tupahue, é colaborar na formação de mão-de-obra capaz de lidar com o insumo tinta de forma correta e produtiva. “O mercado de embalagens mudou muito. Hoje, o processo de impressão é muito mais técnico, exige controles rígidos, visando redução de set up e alta produtividade. E a gestão correta da tinta pode ajudar muito tanto na redução do desperdício e otimização do processo, quanto na agilidade no desenvolvimento de novos produtos.”

Desde 2001, a Tupahue já instalou 24 casas de tintas em convertedores de embalagem espalhados pelo Brasil e dispõe de uma equipe de 40 funcionários atuando nessas instalações. A operação varia de acordo com as necessidades dos clientes. Podem ser inteira ou parcialmente operadas pela Tupahue, ou tocadas pela gráfica após treinamento.

Para Manoel Manteigas de Oliveira, diretor da Escola Senai Theobaldo De Nigris, a parceria com a Tupahue reforça as ações que a escola vem desenvolvendo para melhorar o atendimento ao setor de embalagens flexíveis. “A instalação que a Tupahue colocou à disposição dos estudantes permitirá que eles exercitem, na prática, como alcançar o set up de uma impressora mais rapidamente e com melhor qualidade. Isso graças à preparação mais eficiente das tintas. É uma importante contribuição que a Tupahue faz ao desenvolvimento técnico da flexografia no Brasil.”

A Tupahue nasceu em 1989 no município de Diadema, em São Paulo. Sempre buscando a evolução de seus processos, em 1994 a empresa iniciou o programa de qualidade total, alcançando após quatro anos a primeira certificação ISO 9001, revalidada em 2003 na versão 9001:2000.

O crescimento e evolução da Tupahue foram marcados pela criação da divisão offset em 1996 e pela montagem da filial em Pernambuco, na cidade de Vitória de Santo Antão, em 2001, visando atender logisticamente ao mercado do norte e nordeste.

Em agosto de 2008, acompanhando a evolução do mercado de embalagens na região, a empresa inaugurará uma nova filial. Contando com área de estoque e laboratório, o espaço está localizado no município de Simões Filho, próximo a Salvador, na Bahia.

Atualmente, a Tupahue conta com 247 funcionários e uma capacidade produtiva anual de 13.000 toneladas, entre tintas, solventes, vernizes e aditivos para impressão offset, flexografia e rotogravura.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui