Kodak

Aposta no potencial hidroviário no RS

09/06/2008 - 00:06
A Aracruz está apostando no potencial hidroviário do Rio Grande do Sul como parte do projeto de expansão da Unidade Guaíba. A companhia pretende construir três terminais fluviais para transporte de madeira (Guaíba, Rio Pardo e Cachoeira do Sul) e também um terminal privativo marítimo em São José do Norte.

A hidrovia do Jacuí tem importante papel para o futuro da logística no Estado, pois atravessa regiões com alta capacidade de produção agrícola, ligandoas a Porto Alegre e ao Porto de Rio Grande. Os volumes que a Aracruz pretende transportar representam um acréscimo de 25% na movimentação atual. O objetivo é assegurar e manter a navegação perene no Rio Jacuí entre Rio Pardo e Guaíba, com volume diário de até 10 mil toneladas. Esse modal deverá responder pela movimentação de 50% da matéria-prima até a fábrica, e demandará investimentos de US$ 170 milhões.

O aumento de capacidade da Unidade Guaíba, juntamente com outros projetos de expansão, deverá contribuir para a consecução da estratégia de crescimento sustentável da Aracruz. O objetivo é suprir 25% — o equivalente a cerca de 7 milhões de toneladas anuais — da demanda global por celulose de fibra curta de mercado até 2015. Além do aumento da produção no Rio Grande do Sul e da duplicação da Veracel (esta última em análise), a Aracruz também pretende anunciar, ainda em 2008, a conclusão dos estudos de viabilidade.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui