Kodak

Estudo inédito sobre setor de embalagem

05/06/2008 - 00:06
A Associação Brasileira de Embalagem (Abre) divulga os resultados da pesquisa "A percepção da indústria usuária de embalagem em relação à cadeia fornecedora", um estudo inédito do Comitê de Estudos Estratégicos da Associação realizado pela GfK Indicator. Os objetivos da pesquisa são entender e mapear a relação da indústria usuária com seus fornecedores e, através dos resultados, conhecer o perfil do gestor de embalagem da indústria usuária, entender suas percepções em relação à cadeia de embalagem, identificar eventuais áreas de conflito e áreas de sinergia com os fornecedores e apontar oportunidades para melhorar o relacionamento.

Com o estudo a Abre também faz um diagnóstico do setor de embalagens no Brasil, mostrando o atual momento desse segmento e apontando necessidades não atendidas dos profissionais das indústrias fabricantes de produtos bem como os serviços mais valorizados. Segundo Fabio Mestriner, coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da Associação, a Abre por ser a Entidade representativa do setor tem a isenção necessária para colher informações mais abrangentes, ampliando seu acervo de conhecimento sobre o mercado. Com isso, presta um importante serviço aos seus associados e à indústria de embalagem transmitindo os dados obtidos com orientações que permitam o melhor aproveitamento do conhecimento adquirido.

“A principal conclusão do estudo mostra que a indústria usuária percebe o fornecedor de embalagem como um parceiro estratégico e não como um simples fornecedor de produtos, portanto, o principal desafio dos fabricantes de embalagem é entender esta percepção de seus clientes e trabalhar neste sentido”, explica Mestriner.

A pesquisa desenvolvida em duas etapas – uma qualitativa, por meio de entrevistas presenciais e outra quantitativa, por meio de entrevistas telefônicas - teve como universo pesquisado cerca de 200 gestores de embalagem nas empresas, fabricantes de produtos de consumo como alimentos, bebidas, cosméticos e higiene e limpeza. Todos os profissionais entrevistados, oriundos das áreas de compras, marketing, desenvolvimento de produtos e qualidade, estão envolvidos com o processo de desenvolvimento e escolha de fornecedores de embalagens nas suas empresas, sendo imprescindível terem autonomia total ou parcial sobre o assunto.

O perfil do gestor identificado durante a pesquisa mostra que este profissional atua em média há 7 anos no mercado de embalagem e há 6 anos na mesma empresa, tem excelente formação, muita experiência neste setor e consciência da importância da embalagem em todo o processo.

Como as decisões sobre embalagens nas empresas estão centradas no departamento de compras, este profissional acaba atuando também como um comprador diferenciado. Nesse sentido, este gestor trabalha num cenário de dilemas que passa pela necessidade de definição do número ideal de fornecedores, pela tomada de decisão em concentrar ou diversificar seus suprimentos de embalagens, pelas dificuldades de precisar defender custos mais altos por embalagens com maior valor agregado para os consumidores, além de ter que gerenciar diversos clientes internos e fornecedores.

Analisando este cenário, percebe-se uma grande oportunidade para os fornecedores desenvolverem parcerias que resolvam, ou pelo menos diminuam os dilemas vividos pelo gestor de embalagens. O estudo concluiu ainda que de maneira geral os fornecedores de embalagens conseguem lidar muito bem com a complexidade da indústria usuária mesmo com o altíssimo rigor característico deste público, tanto que praticamente todos os quesitos tiveram notas de satisfação médias a partir de 7,5 em uma escala de 10 pontos. Os relacionamentos com os fornecedores, em sua maioria, são de longo prazo com uma média de 7 anos, o que corresponde a praticamente todo o período em que aquele gestor está na empresa.

Os gestores também reconhecem que a maioria de seus fornecedores entregam serviços com altíssimo nível de qualidade e com valor agregado e, 52% dos gestores consideram que o relacionamento com seus fornecedores de embalagem tem melhorado nos últimos anos. Através dos dados obtidos, ficou claro que os gestores de embalagens estão satisfeitos com os fornecedores atuais, entendendo que o mercado oferece produtos e serviços com qualidade. As principais parcerias valorizadas por estes profissionais são o desenvolvimento de novas embalagens, agilidade, prazos diferenciados e preços especiais oferecidos. Entretanto, sentem a necessidade de uma maior aproximação e apoio dos fornecedores em projetos de inovação que possam ajudá-los a fazer da embalagem um dos principais diferenciais de seus produtos e marcas.

Paulo Carramenha, CEO da GfK, acredita que “com esses dados foi possível concluir durante a pesquisa que o gestor de embalagens nas empresas é muito exigente e o processo de escolha de um fornecedor é muito rigoroso, porém, em contrapartida, este gestor oferece como recompensa uma duradoura relação aos fornecedores que passam pela árdua tarefa de atender às suas demandas que têm hoje como principal tendência o auxílio na interação com seus clientes internos. Dessa maneira poderá se criar aos poucos uma cultura corporativa que tenha na embalagem um ativo estratégico para a construção da marca e não somente um custo na produção de seus produtos”.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui