Kodak

Fispal Tecnologia destaca inovações no mercado de alimentos e bebidas

05/06/2008 - 00:06
Com uma extensa programação de palestras e apresentações, além dos estandes de 2 mil expositores que mostram seus mais recentes lançamentos em embalagens, equipamentos, produtos e serviços para a indústria de alimentos e bebidas, a Fispal Tecnologia 2008 entra nesta quarta-feira (4/6) em seu segundo dia. A feira foi aberta na terça-feira (3/6), às 11 horas, em cerimônia que teve a presença de autoridades e dirigentes de diversas entidades de classe.

Um dos presentes foi o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ivan Ramalho, que se mostrou impressionado com o evento. "Realmente a feira está muito bem organizada e mostra a força desse setor econômico". Segundo ele, o Ministério tem interesse especial por essa atividade, especialmente em função de seu potencial exportador.

Ivan Ramalho lembrou que, no desenvolvimento da recém-lançada política industrial foram incluídos dois macrotemas que têm vínculo muito grande com as feiras de negócios. "Um deles é o nosso projeto de ampliar as exportações brasileiras dos atuais US$ 180 bilhões para US$ 210 bilhões em 2010. O outro é a disposição de aumentar a participação das pequenas e médias empresas nas exportações. Nos dois casos, as feiras, seja no Brasil ou no Exterior, terão papel fundamental na aproximação entre nossas empresas e os compradores internacionais", explicou o secretário.

Flávio Corrêa, presidente da empresa promotora do evento, a Brazil Trade Shows (BTS), também destacou a contribuição que a Fispal Tecnologia vem dando ao setor de alimentos e bebidas em seus 24 anos de atividade. "Hoje somos a maior feira de embalagens, equipamentos, produtos e serviços para a indústria deste setor na América Latina e o principal ponto de encontro dos participantes desse mercado", disse ele.

Também participaram da cerimônia de abertura do evento o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti; o presidente da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) Miguel Ignatios; o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Adriano Zerbini; Luciana Pelegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE); Alfredo Setti, da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet); Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira, e outros.

Quem visitar nesta quarta-feira o espaço do Logistics Show na Fispal Tecnologia poderá acompanhar palestras sobre a evolução das embalagens plásticas retornáveis no Brasil, sobre a viabilização da coleta seletiva através da logística e também conhecer os principais cuidados a serem adotados na hora de adquirir uma empilhadeira. Desenvolvido em parceria pela Fispal Tecnologia e pela ABML (Associação Brasileira de Movimentação e Logística), o Logistics Show tem por objetivo debater as novas tendências do setor. "A idéia nesses quatros dias é mostrar os conceitos básicos deste segmento", afirma Pedro Moreira, presidente do conselho de administração da ABML.

Ontem, no primeiro dia do evento, as palestras trataram dos sistemas de armazenagem existentes no mercado brasileiro; da aplicação e impacto de novas tecnologias nas cadeias de suprimento; sobre como gerenciar e melhorar a gestão de custos: e os benefícios, riscos e oportunidades da terceirização logística aplicada nas indústrias.

Segundo Pedro Moreira, a intenção é contribuir para a troca de informações e conhecimento entre os profissionais do mercado. "A ABML quer mostrar a logística como uma ferramenta de redução de custo e aumento da produtividade", conclui Moreira.

Consciente da importância das ações sustentáveis no dia-a-dia da indústria, a Fispal Tecnologia apresenta na sua 24ª edição um local totalmente voltado às questões do meio-ambiente. O Espaço Sustentabilidade, localizado no final das ruas A/C, reúne iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável da indústria, nos campos da gestão de resíduos, energia e ações sociais, entre outros.

Estão presentes empresas como a Biomater, que produz materiais e embalagens biodegradáveis a partir de biopolímeros de vegetais como batata, mandioca, cana de açúcar, milho e girassol. João Carlos de Godoy Moreira, diretor de tecnologia da empresa, afirma que é a primeira vez que a Biomater está na feira. "Viemos por causa do Espaço Sustentabilidade, que é uma iniciativa inovadora", afirma. Moreira destaca que as empresas, de uma maneira geral, ainda não estão voltadas para a destinação final de embalagem.

Também a Hiper-Roll voltou à feira este ano para mostrar suas embalagens recicláveis no Espaço Sustentabilidade. Anderson Duarte, superintendente comercial da empresa, explica o objetivo da participação é mostrar as novidades desenvolvidas pela Hiper-Roll e buscar conscientizar os profissionais do mercado de alimentos e bebidas para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui