Kodak

Dia do meio ambiente: Klabin faz balanço positivo

05/06/2008 - 00:06
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Klabin, maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil, faz um balanço positivo das suas ações na área de gestão ambiental. Regida por uma Política de Sustentabilidade, a empresa tem iniciativas que conciliam a produção de riquezas com a geração de bem-estar social e proteção à natureza.

A empresa é pioneira no Brasil na aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável e no cuidado com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Em 1998, por exemplo, foi a primeira empresa no setor de papel e celulose das Américas a ter suas florestas certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council). Hoje, todos os seus processos produtivos têm a certificação, atestando que elas seguem os mais elevados padrões socioambientais.

Como mais um resultado desta gestão voltada para sustentabilidade, o diretor geral da Klabin, Reinoldo Poernbacher, foi convidado a participar do evento Biodiversity in Good Company, realizado no âmbito da Conferência sobre Biodiversidade Biológica, da ONU. O evento aconteceu em Bonn, Alemanha, entre 25 e 29 de maio. A Klabin foi convidada por ser considerada um dos bons exemplos mundiais de manejo florestal sustentável e de preservação da biodiversidade. Atualmente, para cada 100 hectares de florestas plantadas, a Klabin preserva 81 hectares de mata nativa.

Outra conquista importante ambiental da Klabin foi o início da operação, em maio, de um inédito sistema de ultrafiltração que integra a Estação de Tratamento de Efluentes da Unidade Monte Alegre, localizada em Telêmaco Borba (PR). Com o sistema, a água que passa pela ultrafiltração está sendo devolvida ao rio Tibagi com qualidade superior à da água originalmente retirada. O sistema de ultrafiltração é a maior planta do gênero no mundo no setor industrial e o único no setor de produção integrada de papel e celulose.

O Projeto de Expansão Klabin MA-1100, na Unidade Monte Alegre, também se apoiou na promoção de benefícios ambientais. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 300 milhões em diversas iniciativas ambientais, como a redução de emissão de gases e a utilização de tecnologias limpas nos processos de produção de celulose e papel. Outra ação é aproveitamento integral da biomassa, que diminui os resíduos sólidos na Klabin e na região, além da redução de 36 m3/ton para 30 m3/ton no consumo de água. Ainda foram reduzidos significativamente o consumo de óleo (menos 20 mil ton/ano), com a instalação da nova Caldeira de Biomassa, e o volume de efluentes por tonelada produzida (redução em 15%).

A Klabin também comemora resultados positivos do Programa Matas Legais, uma parceria com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). Em 2005, o programa contava com 11 participantes em Santa Catarina Hoje, já são 232 produtores rurais beneficiados pelo Matas Legais. A iniciativa, que viabiliza o correto planejamento da propriedade rural e promove a preservação do meio ambiente, já viabilizou a doação de cerca de 260 mil mudas de espécies nativas – quantidade suficiente para recuperar mais de 80 hectares de matas. No próximo dia 19, o Matas Legais será lançado no Paraná.

O Matas Legais se insere também no Programa de Fomento Florestal da Klabin, que tem o objetivo de ampliar a renda dos produtores rurais, com a formação de florestas em áreas ociosas e marginais das propriedades. No Paraná, a Klabin atingiu o recorde em 2007, somando 52.598 hectares de florestas plantadas e beneficiando mais 7.500 produtores. Atualmente, a companhia totaliza mais de 76 mil hectares de terras fomentadas, alcançando 14 mil produtores no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo.

Já o Programa de Apicultura da Klabin, desenvolvido na região de Telêmaco Borba, completou um ano, em abril, com resultado expressivo: mais de seis toneladas de mel foram colhidas ao longo de 2007. Cada colméia dos 14 apiários envolvidos produziu, em média, 18 kg de mel, superando a média nacional de 16 kg.

Além dessas iniciativas, desde 1984, a empresa desenvolve o Programa Fitoterapia, que prevê a utilização de produtos florestais não-madeireiros com vistas à melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores. O laboratório de manipulação da Fitoterapia utiliza plantas medicinais para produzir cerca de 30 medicamentos e 30 fitocosméticos. Os produtos são utilizados em até 70% da média de 40 mil atendimentos realizados pela equipe de saúde da Klabin no município, beneficiando 15 mil pessoas.

A Klabin acredita que a educação ambiental é uma atividade-chave para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Por isso, criou, em 2001, seu Programa Caiubi de Educação Ambiental, desenvolvido no Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. A iniciativa consiste na capacitação de professores para multiplicar os conceitos ecológicos entre os estudantes da rede pública, levando à comunidade local informações sobre ecologia e formando cidadãos críticos e conscientes.

Outro projeto semelhante é o Força Verde Mirim, uma parceria com o Batalhão Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Estado do Paraná. A iniciativa visa à conscientização de jovens de baixa renda sobre a importância do respeito á natureza e às pessoas, abordando questões de civismo, moral e ética. Este projeto é desenvolvido de forma similar em Santa Catarina há 3 anos. Neste período, cerca de 120 crianças foram formadas como Protetores Ambientais Mirins.

A Klabin também é parceira do Copati (Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Tibagi) no Projeto Pingo D’Água. Direcionado às crianças do ensino fundamental dos municípios da Bacia do Tibagi, o programa tem como foco a formação ambiental de alunos e professores, com atividades práticas desenvolvidas na bacia hidrográfica do rio Tibagi. No ano passado, a iniciativa atingiu 36 municípios e, desde 2001, envolveu mais de cem mil crianças.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Klabin demonstra na prática, por meio de diversas iniciativas, que sua gestão empresarial voltada para sustentabilidade faz parte de um compromisso histórico com a preservação ambiental.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui