Kodak

Sorocaba recebe 2º edição da Semana de Artes Gráficas

25/02/2008 - 00:02
De três a sete de março, acontece em Sorocaba a 2º edição da Semana de Artes Gráficas. O programa foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) com o intuito de levar treinamento qualificado ao interior do Estado. Os cursos são ministrados por especialistas ligados à Escola Senai Theobaldo De Nigris e englobam assuntos das áreas administrativa, produtiva e comercial. As atividades acontecem no Shelton Inn Sorocaba – Avenida Afonso Vergueiro, 1.850.

Desde que foi criado, em 2006, cerca de 2.000 pessoas passaram pelas salas de treinamento e palestras técnicas. Além de Sorocaba, fazem parte do circuito as cidades de Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Araçatuba e Ribeirão Preto.

Um dos pontos altos do programa é a “Escola de Vendas Mário César de Camargo” – iniciativa, desenvolvida pela ABTG, que visa tornar as empresas gráficas mais pró-ativas em suas relações comerciais com o mercado. Na opinião de Reinaldo Espinosa, presidente da entidade, o maior desafio para a sobrevivência de uma empresa no mercado é a gestão. “A gráfica é uma organização basicamente familiar. E a gestão familiar não credencia automaticamente o proprietário a ser um bom gestor, é preciso se atualizar sempre”.

A segunda fase do programa é composta por cinco cursos, realizados no período noturno, das 18h às 22h: Fluxo de trabalho ideal na pré-impressão (Ricardo Minoru), Qualidade na impressão offset (Eizo Kato), Impressão digital (Bruno Mortara), Ferramentas para redução de custos (Thomaz Caspary) e Escola de Vendas II – Novas estratégias e técnicas para mercados muito competitivos (Auro Gorgatti). Também está prevista, em 03 de março, às 18 horas, palestra técnica gratuita da Alphaprint: "Como crescer através da diferença e aplicação de novas tecnologias".

No dia 5 de março, às 12 horas, o presidente da Abigraf Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara, estará reunido com empresários gráficos da região. O dirigente falará, dentre outros assuntos, sobre a “Indústria Gráfica Brasileira – Desafios e Perspectivas”. O encontro acontece no mesmo endereço.

A região administrativa de Sorocaba é formada por 79 municípios, que ocupam 41.077 km², ou 16,5% do território paulista. A partir da década de 70, com a saturação da Região Metropolitana de São Paulo, os governos federal e estadual passaram a estimular a instalação de plantas industriais no interior do Estado. Desta forma, a região passou a recuperar sua importância e seu grau de integração com a economia paulista.

Atualmente, a região abriga cerca de 1.500 indústrias, das quais, 251 são gráficas. Estas empresas, juntas, empregam a um contingente de aproximadamente 3.200 profissionais gráficos.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui