Kodak

Programa para reduzir consumo de sacolas plásticas em 30

26/05/2008 - 00:05
A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, o Instituto Nacional do Plástico (INP) e a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) vão assinar na segunda-feira (26) o Compromisso de Parceria para a implementação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o consumo da embalagem no Brasil em no mínimo 30%.

A iniciativa é resultado de uma parceria dos representantes da indústria do plástico com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). As cinco entidades assumirão formalmente, diante do vice-presidente José Alencar, do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, na cerimônia de abertura da Apas 2008 - 24º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, o compromisso de estimular o consumo responsável no país.

O evento é o mais importante do setor na América Latina e, neste ano, estará voltado inteiramente ao debate da sustentabilidade no consumo. O stand da Plastivida, localizado no Pavilhão Branco (na passagem para o Pavilhão Vermelho), vai distribuir as novas sacolinhas e apresentar aos supermercadistas as vantagens do produto. Embora as embalagens sejam mais caras, o varejo não vai arcar com custos mais altos para abastecer-se, uma vez que poderá encomendar à indústria um volume menor de sacolinhas. O caminho rumo à sustentabilidade exigiu dos fabricantes brasileiros uma ação inovadora para fazer frente ao desperdício de sacolinhas e ao seu descarte irresponsável no meio ambiente. “É preciso pôr fim ao desperdício agindo em várias frentes”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

Produzidas de acordo com a norma ABNT 14.937, as sacolinhas ficam mais resistentes e trazem estampado o peso que suportam, oferecendo segurança ao consumidor, que pode dispensar a sobreposição da embalagem e usá-la em sua capacidade total. De acordo com simulações já realizadas pela Plastivida, com isso, é possível reduzir em pelo menos um terço a distribuição das sacolinhas nos supermercados.

O projeto piloto, que será instalado no dia 28 em 18 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 4 de outras bandeiras - e depois espalhado para o restante do país, prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens efetivamente necessário para transportar as compras.

O presidente da Plastivida, que firmará o acordo em nome da indústria, lembra que qualquer campanha de mudança de comportamento deve levar em conta os hábitos dos consumidores. “O melhor caminho é oferecer às pessoas alternativas sem deixar de atender às necessidades práticas do seu dia-a-dia”, afirmou Francisco de Assis Esmeraldo.

Pesquisa realizada pelo Ibope no fim do ano passado com 600 pessoas mostrou que nada menos do que 71% delas manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como a forma ideal para o transporte de compras. Revelou ainda que 100% usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim.

Embora jamais se tenha estimulado esse reaproveitamento, os consumidores perceberam a vantagem e fizeram a troca, o que praticamente universalizou, nas áreas urbanas do país, o acondicionamento dos resíduos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde - e sem acréscimo nas despesas das famílias. “O desafio, portanto, está em promover ações capazes de sensibilizar as pessoas sobre a importância de usar responsavelmente as sacolinhas”, disse Esmeraldo.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui