Kodak

Stilgraf cria Ciclo de Palestras para capacitar e motivar equipe comercial

26/05/2008 - 00:05
Uma palestra sobre vinhos – com direito a degustação – ou sobre taturanas, inseto cujo veneno pode até levar a morte, podem ser úteis para capacitar ou motivar uma equipe de vendedores de soluções gráficas? Na visão de Robison Borges - Diretor Comercial da gráfica Stilgraf, eleita pelas 50 maiores agências de publicidade brasileiras como a vice-líder em seu segmento - a resposta é sim. “O Ciclo de Palestras com temas de interesse geral, iniciado neste ano, já é um sucesso. A equipe não só aprovou como participa e sugere os assuntos para os novos encontros”.

Segundo Borges, é preciso olhar para as equipes comerciais de maneira diferente. “É óbvio que um vendedor precisa saber atender de maneira satisfatória, ter conhecimento sobre o produto ou serviço que comercializa e vende. No entanto, eles também necessitam de conhecimentos gerais, informações variadas para agregar valor à sua venda e incrementar o relacionamento com o cliente”, explica.

As palestras acontecem uma vez por mês. Delas participam profissionais e chefes de áreas. “Na palestra sobre vinhos, por exemplo, um dos nossos profissionais é profundo conhecedor do tema e ajudou o nosso convidado – um sommelier – a apresentar o tema”, diz Robison. “Estes encontros nos possibilitam descobrir como existem pessoas interessantes em nosso grupo de trabalho”.

Conforme já foi citado pelo diretor, a equipe também pode participar escolhendo os temas dos próximos encontros. “As próximas palestras serão sobre papel – ressaltando o impacto de sua produção no meio ambiente – e carros com tração nas quatro rodas”, adianta. “As pessoas cujos temas sugeridos foram aprovados participam da apresentação colaborando com o conhecimento que têm sobre o assunto”.

Ainda no que se refere ao estímulo ao conhecimento, Borges comenta que mantém um mural - no qual insere informações que considera relevantes para a equipe – e disponibiliza as principais revistas semanais. “A área comercial é a alavanca de uma empresa. Se não tivermos a melhor equipe de vendas, de nada adianta ter as melhores máquinas gráficas. E aqui, o principal fator de motivação é a valorização de cada uma dessas pessoas”, finaliza o diretor.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui