Kodak

Investimento em restauração ambiental

05/05/2008 - 00:05
Em 2006, a International Paper intensificou o seu projeto que contempla a restauração ecológica em suas áreas de Reserva Legal. Até o momento, já foram restaurados aproximadamente 1.500 hectares de reserva, que abrangem 10 hortos florestais da empresa, localizados próximos às suas fábricas, em Mogi Guaçu e em Luiz Antônio, ambas no interior de São Paulo.

Segundo o Código Florestal Brasileiro, áreas de Reserva Legal são aquelas localizadas no interior de uma propriedade rural e necessárias ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, além da conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas. O código determina que toda propriedade rural, no Estado de São Paulo, deve possuir 20% de sua área total como reserva legal - a área de preservação permanente não entra neste cálculo.

O trabalho de recuperação desenvolvido pela International Paper, envolve o combate às formigas cortadeiras, o controle de gramíneas invasoras, e a implantação de pesquisas para acompanhar o estabelecimento da regeneração natural - para que a vegetação seja restaurada.

"Com esta iniciativa de restauração estamos obtendo excelentes resultados quanto à biodiversidade em nossas áreas de Reserva Legal", salienta o diretor Global Florestal da International Paper, Armando Santiago.

Esta iniciativa de restauração ambiental compõe um conjunto de ações da International Paper em prol do meio ambiente. A companhia desenvolve, há treze anos, o Programa de Educação Ambiental nas regiões onde possui fábricas e patrocina o projeto cultural "Os Guardiões da Biosfera", que leva noções de preservação ambiental para crianças de 1ª a 4ª série de 30.000 escolas em todo País. Os papéis fabricados pela companhia provêm de matéria-prima renovável e sustentável, oriunda de florestas certificadas e sua cadeia produtiva (do plantio de eucalipto à distribuição dos papéis) é certificada pelo Cerflor, Programa Brasileiro de Certificação Florestal coordenado pelo INMETRO.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui