Kodak

Suzano Papel e Celulose conclui certificação FSC da Unidade Embu

22/04/2008 - 00:04
A Suzano Papel e Celulose acaba de concluir a certificação FSC (Forest Stewardship Council) da unidade industrial de Embu (SP). Com isso, a empresa passa a contar com 100% de seus produtos certificados, além de possuir o mix de produtos com o selo FSC mais completo do mercado. Especializada na produção de papelcartão e com capacidade para produzir 48 mil toneladas/ano, a fábrica pertencia à antiga Ripasa e foi adquirida pela Suzano em março de 2007.

A conclusão do processo de certificação de sua última unidade industrial é um dos destaques da participação da Suzano na III Feira Brasil Certificado, que acontece de 16 a 18 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.

Outro destaque será a recente conquista da liderança mundial na produção de celulose de eucalipto 100% certificada pelo FSC. Esse fato é resultado de um importante ciclo de investimentos que incluiu a aquisição da Ripasa e a implantação da segunda linha de celulose da unidade Mucuri, na Bahia, que acrescentou 1 milhão de toneladas à capacidade de produção da empresa.

Construir negócios de modo sustentável é prioridade para a Suzano Papel e Celulose na condução de suas atividades. Desde sua origem até os dias atuais, a empresa trabalha para solidificar um compromisso com o futuro e a construção de uma tradição e reputação a partir de um histórico de relações de qualidade. A sustentabilidade permeia as atividades da empresa como a habilidade de permitir que os ciclos se renovem. Assim, tão importante quanto investir em ativos operacionais é construir relacionamentos duradouros e de qualidade, baseados no respeito e confiança recíprocos com os consumidores, comunidades, fornecedores, governos e demais stakeholders.

Para atender o nível de exigência destes stakeholders tanto no Brasil quanto no exterior, a Suzano passou a ter 100% de seu Manejo Florestal certificado dentro dos princípios e critérios do FSC, que atesta a excelência da empresa em todas as práticas feitas nas atividades produtivas industriais e de suas florestas.

Em maio de 2007, a Suzano também deu início a um projeto de financiamento e orientação à indústria gráfica para que esta etapa da cadeia produtiva obtivesse o selo FSC. Com essa iniciativa, embalagens de papelcartão, livros, cadernos, revistas, cartões de visitas, entre outros produtos finais, passaram a chegar ao mercado já certificados.

Na ocasião, a empresa foi impulsionada pelo fato de que os papéis certificados dificilmente chegam à ponta da cadeia com a certificação porque poucas gráficas possuíam o selo FSC. Com o objetivo de abranger a maior parte dos segmentos do mercado, o projeto envolveu grandes gráficas, fabricantes de cadernos e distribuidores de papel, totalizando sete clientes já certificados em 2007 e 25 que passarão pelo processo de certificação em 2008.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui