Kodak

International Paper traz oportunidade de desenvolvimento para Três Lagoas

22/04/2008 - 00:04
A nova fábrica de papel da International Paper, em Três Lagoas, é a primeira a ser construída no país nos últimos 13 anos e terá capacidade inicial para produzir 200 mil toneladas de papel por ano. O projeto leva em conta a visão sustentável da empresa, que se traduz em respeito à comunidade e ao meio ambiente.

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2007 e, atualmente, 79% da construção civil foi finalizada e 11% da montagem dos equipamentos realizada. A unidade da IP em Três Lagoas tem previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2009.

Assim que começar a operar, a produção da Fábrica Três Lagoas será somada as 800 mil toneladas de papel fabricadas nas outras duas unidades da IP no Brasil, instaladas em Mogi Guaçu e Luiz Antônio, no interior de São Paulo. Assim, a companhia terá capacidade para produzir um milhão de toneladas de papel por ano. Deste montante, cerca de 50% será destinado à exportação para América Latina, Estados Unidos e Europa.

Segundo o presidente executivo da International Paper, Maximo Pacheco, a Fábrica de Papel Três Lagoas representa um fator importante para a estratégia de crescimento da empresa. Ela será a mais moderna unidade da IP no mundo e a primeira a ser construída pela companhia fora dos Estados Unidos, após 100 anos. Sua realização é fruto de um longo planejamento e traz uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social para a região.

O complexo industrial, que compreende a fábrica de papel da IP e a fábrica de celulose da Votorantim Celulose e Papel (VCP), trará benefícios para a economia local, possibilitando o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços. O empreendimento proporcionará um aumento de 0,15% no PIB nacional, de 13,5%, no Estado, e de quase 300%, no município três-lagoense.

Com as unidades em operação, a previsão é geração de 800 empregos diretos e, pelo efeito multiplicador, estima-se mais de 5 mil empregos indiretos na região.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui