Kodak

Nilpeter vai expor impressora inkjet 4 cores Caslon na Drupa

20/02/2008 - 00:02
A Nilpeter, fabricante dinamarquesa de impressoras banda estreita, demonstrará a Caslon, impressora inkjet 4 cores projetada para plataformas industriais alimentadas por bobina. O equipamento usa o mais recente cabeçote piezo drop-on-demand da Xaar, baseado na tecnologia side-shooter para imprimir tinta UV curável CMYK. A Caslon foi projetada e desenvolvida conjuntamente com a FFEI, empresa britânica de desenvolvimento de software e integrador de sistemas. Diferente da maioria de sistemas de impressão digital, a Caslon é desenhada para aumentar a capacidade de impressão sem necessitar de um ambiente de impressão ou fluxo de trabalho de produção separados.

Existe hoje a escolha de duas larguras máximas de bobina: 420 mm (16,5”) ou 340 mm (13,5”). Como unidade modular montada numa plataforma FA padrão da Nilpeter, a Caslon pode ser configurada como uma unidade de impressão digital individual com rebobinadora e desbobinadora para aplicações que não necessite qualquer impressão em linha ou processos de conversão. Alternativamente, o módulo pode ser integrado na linha de impressora UV-flexo FA. Ele inclui upgrades em campo para as impressoras FA existentes. O módulo Caslon pode também ser fornecido para integração com outras impressoras alimentadas por bobina e processos de conversão.

A Caslon atinge a velocidade de impressão de até 50,7 m/min. (164 ft/min) em 180 x 360 dpi em oito níveis de cinza. Esta performance torna a Caslon uma das impressoras inkjet deste tipo mais rápida do mercado. Oferece qualidade de impressão próxima à offset numa resolução de 360 x 360 dpi em oito níveis de cinza. Além disso, os controles eletrônicos dos sistemas permitem ao módulo Caslon imprimir dados variáveis “on the fly” ou imprimir cópias simples de etiquetas full-color em praticamente qualquer material.

Os painéis digitais incluem um monitor colorido touch-screen de 17” que permite controle simples dos fluxos de trabalho sob demanda, com características avançadas de ajuste fino de setup. Ele suporta perfis ICC de substratos individuais dentro dos fluxos de trabalho de cores administrados, com inputs do operador se necessário. Setups são ajustados em menos de dois minutos do recebimento da imagem até a primeira impressão. O operador pode ajustar opcionalmente cores selecionadas em cada imagem usando a opção de visualização no painel.

A tecnologia inkJet de não-impacto permite à Caslon imprimir em todos papéis standard e filmes auto-adesivos, bem como filmes finos sem suporte sem a necessidade de pré-tratamento. Um tratamento Corona depois do desbobinamento assegura a adesão de tintas em filmes. O módulo Caslon incorpora a tecnologia já comprovada da cura UV da FFEI.

O conceito inkjet Caslon foi apresentado pela Nilpeter na LabelExpo 2007 e foi uma das maiores atrações da feira. A cooperação entre a Nilpeter, Xaar e FFEI aumentou a confiabilidade geral para atingir as demandas dos setores de impressão comercial e de embalagem. Alta qualidade de impressão consistente é assegurada através do substrato sem necessitar ajustes periódicos de densidade e registros. Desenvolvimentos da FFEI asseguram que a Caslon é compatível com a mais recente prática PDF suportada por suporte de dados totalmente variáveis. Testes na impressora mostram bons resultados quando combinadas com impressão flexográfica, incluindo registro preciso print-to-print.

Desde sua introdução, o interesse pela Caslon tem sido alto e muitos pedidos estão sendo negociados. “Parece que o mercado estava esperando uma alternativa à atual solução de impressão digital de etiquetas”, diz Søren Ringbo, gerente de Produtos Digitais da Nilpeter. “Já estamos buscando uma mudança de mentalidade pelos conversores de etiquetas, que indica que nosso conceito vai de encontro à demanda e pode oferecer oportunidades ainda não vislumbradas pela indústria. Além disso, a idéia de implementação de impressão digital como uma tecnologia modular em combinação com impressão convencional parece ter aberto novas portas que os clientes não esperavam”.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui