Kodak

International Paper comemora um ano de integração de sua fábrica Luiz Antônio

15/04/2008 - 00:04
Por meio de uma permuta de ativos com a Votorantim Papel e Celulose, a fábrica integrada de papel e celulose de Luiz Antônio, SP, assim como a sua área florestal, foi incorporada ao portifólio de negócios da International Paper, no início do ano passado. Graças ao ingresso desta nova unidade, a IP Brasil aumentou a sua produtividade de 430 para 800 mil toneladas de papel. Além disso, o faturamento líquido alcançou valor de US$ 850 milhões - um crescimento de 70%, comparado ao ano de 2006.

A unidade de Luiz Antônio compõe a plataforma para o crescimento dos negócios da companhia no Brasil e na América Latina. Cerca de 70% de sua produção está destinada à exportação. As máquinas de papel dessa fábrica estão entre as mais eficientes da IP no mundo, sendo referência dentro do grupo. Tecnologia e excelência operacional permitem a produção de marcas de papel que são exportadas para os rigorosos mercados americano e europeu. A planta de Luiz Antônio é a única, fora dos Estados Unidos, a produzir o papel Hammermill, marca líder no mercado americano. No Brasil, a unidade também foi a primeira a fabricar o papel da HP, com a tecnologia ColorLokTM, inovação que garante uma impressão com cores mais vivas, preto mais intenso e secagem mais rápida.

Com seu efetivo de, aproximadamente, 800 colaboradores a fábrica de Luiz Antônio opera em plena capacidade. No ano de 2007, foram produzidas mais de 360 mil toneladas de papel e mais de 408 mil toneladas de celulose. A produção, em 2008, deve superar esses números. Tal unidade tem capacidade produtiva de 350 mil toneladas de papel e 410 mil toneladas de celulose por ano. Segundo o gerente geral da Fábrica Luiz Antônio, Rildo Martini, a fábrica é um exemplo de competitividade no setor, com alta performance em qualidade e produtividade. Tal posição tem sido conquistada com fortes investimentos na atualização de equipamentos, tecnologia da informação, qualificação, treinamento e motivação dos profissionais. A unidade conta com certificações ISO 9001 (gestão de qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental) e Cerflor, Programa Brasileiro de Certificação Florestal coordenado pelo INMETRO.

Rildo também destaca que a integração foi feita de forma tranqüila, respeitando sempre a opinião, os valores e os princípios das pessoas, para que se criasse um ambiente de confiança e respeito. Após um ano, ele avalia, junto com o gerente de Recursos Humanos da Fábrica Luiz Antônio, Newton Scavone, que um dos pontos altos da integração é que os colaboradores da unidade estão otimistas com os seus planos de carreira e oportunidade de crescimento. Isto reflete em mais engajamento e produtividade.

A unidade da IP desenvolve várias atividades no município de Luiz Antônio e região, por meio do CEA - Centro de Educação Ambiental. Entre as atividades desenvolvidas, o centro realiza visitas escolares monitoradas, eventos ambientais, oficina de reciclagem, projetos voltados à conservação ambiental e, ainda, possui uma biblioteca aberta à comunidade. Com a transição, ele foi incorporado pela área de Responsabilidade Social da International Paper, ganhou força e ampliou a sua atuação, melhorando o espaço físico, revitalizando as salas e ampliando a biblioteca. Além disso, o CEA tem uma forte contribuição em projetos de geração de renda na comunidade, como exemplo, o apoio ao projeto de Reciclagem, por meio da Associação de Catadores de Luiz Antônio.

Durante o ano de 2007 os projetos sociais desenvolvidos pela International Paper em Luiz Antônio e região atenderam mais de 16.000 pessoas. Esse número demonstra o forte da empresa com a comunidade. Em 2008, todos os projetos deverão ter continuidade, fortalecendo a relação entre companhia e a comunidade da qual faz parte.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui