Kodak

ABTG lança consultoria especializada em micro e pequenas empresas

11/04/2008 - 00:04
A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) lança uma modalidade de consultoria direcionada às micro e pequenas empresas gráficas. A estrutura da ABTG Junior disponibiliza um técnico que, em visita às empresas, elabora um diagnóstico industrial, composto por itens como Análise do Fluxo Produtivo, Controles Produtivos e de Qualidade, Aspectos Técnicos de Produção, Organização e Métodos, dentre outros aspectos contemplados pelas normas das Boas Práticas de Fabricação.

Nesse modelo, o consultor faz uma visita breve e o resultado de sua avaliação é apresentado por meio de um relatório com uma lista das práticas positivas que a empresa adota e deve manter. Também são apontados os aspectos que precisam de melhoria, os impactos de determinadas práticas no processo e no produto, bem como as sugestões para modificar esse quadro. “De um modo geral, a pequena empresa não tem muito tempo, nem volume de investimento, mas modificando pequenos pontos, o resultado pode ser enorme. Pequenas dicas técnicas sobre como manter as latas de tinta utilizadas bem fechadas, correta estocagem de papel, manutenção de equipamentos, entre outros, podem reduzir drasticamente o desperdício de materiais e o tempo de produção”, explica o presidente da ABTG, Reinaldo Espinosa.

Sandra Rosalen, consultora técnica sênior da ABTG, responsável por esse serviço, lembra que é importante deixar claro que esta é uma consultoria modular. “O primeiro produto da ABTG Junior é o Diagnóstico Industrial. Em breve, lançaremos o Diagnóstico Ambiental, com foco nas questões de meio ambiente, sempre baseado em melhores práticas”.

Com a ABTG Junior, as micro e pequenas gráficas podem ter acesso facilitado a uma consultoria especializada, assim obtendo conhecimentos amplos sobre ferramentas de controle de processos e de gestão que garantam maior produtividade. “No dia-a-dia, a empresa está preocupada em produzir, e não deve perder este foco, mas deve, também, parar em alguns momentos para pensar o que, como e quando faz. A consultoria é uma ótima alternativa, pois, além da isenção da ABTG, é sempre um olhar externo que pode contribuir para analisar o que normalmente passa despercebido”, declara Espinosa.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui