Kodak

Nova máquina de prototipagem utiliza matéria-prima mais resistente a impactos e tensão

11/04/2008 - 00:04
A SISGRAPH traz para o Brasil a nova máquina FDM 360mc, da Stratasys, ideal para usuários que queiram ingressar em Direct Digital Manufacturing (DDM), ou seja, a confecção de peças para uso definitivo, com a vantagem de não ser necessário grande investimento financeiro para aquisição. “As letras mc vêm de manufacturing center, o que significa que máquinas como a 360mc são mais do que prototipadoras, chegando à produção de peças. É evidente que existem critérios para se determinar quais peças serão produzidas”, explica Wilson Amaral, engenheiro de aplicações da SISGRAPH.

A máquina que a SISGRAPH traz ao Brasil utilizará o novo material, ABS-M30, lançado recentemente e que possui melhorias significáveis em relação ao ABS padrão, incluindo maior resistência à tensão e impactos e maior flexibilidade. As propriedades mecânicas do ABS-M30 são até 67% mais resistentes do que as do ABS padrão, expandindo suas características funcionais.

A FDM 360mc é o equipamento com menor custo de aquisição de toda a linha de alta performance da Stratasys, ainda que disponha da mesma precisão de equipamentos high-end, como a FDM 400mc. “O desempenho da FDM 360mc é o resultado da inovação tecnológica e do processo de fabricação, introduzidas recentemente em toda a linha de prototipadoras da Stratasys”, diz Amaral.

A nova máquina vem com um envelope de 356 x 254 x 254 mm, que é expansível para 406 x 356 x 406 mm. Além disso, o equipamento conta com dois softwares para realização dos cálculos de preparação dos protótipos: Insight™ e FDM Control Center.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui