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Política comercial revisada

18/03/2008 - 00:03
A Suzano Papel e Celulose recentemente os distribuidores de papel dos mercados gráfico e cut-size para discutir e avaliar o desempenho de sua Política Comercial, que foi implantada há um ano para esse segmento.

Além de estabelecer a relação de preços entre os produtos da empresa, a Política Comercial tem como um dos principais objetivos adotar a transparência nas relações comerciais. “Após esse primeiro ano, percebemos que essa prática tem ajudado a solucionar muitas questões no nosso negócio, além de ter estreitado nosso relacionamento com os distribuidores”, declarou Gustavo Couto, gerente de Marketing da Suzano.

Entre as mudanças apresentadas teve destaque a inclusão de um novo critério de avaliação que prevê as melhores práticas de gestão. Segundo Couto, os distribuidores serão avaliados nesse critério conforme a estrutura de marketing, o nível de informatização, as certificações, entre outros aspectos. “É comprovado que o modelo de gestão influencia o desempenho e os resultados de qualquer empresa”, concluiu.

Além do novo critério, foi apresentada a metodologia para nova classificação de clientes, cujas faixas de pontuação entrarão em vigor em janeiro de 2009. A classificação dos distribuidores também passará por um ajuste de acordo com a região onde atuam e o tipo de negócio que exercem. A Suzano ressaltou ainda a estrutura do pacote de serviços a que os clientes têm direito e que inclui ações cooperadas, promoções especiais, certificação FSC e treinamentos.

A implantação da Política Comercial foi concluída em 2007 para todos os segmentos de mercado: promocional (em agosto), convertedores (em outubro) e embalagens (em dezembro). A Suzano prevê a convocação dos profissionais de cada segmento para o processo de revisão da prática.

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